Colunistas

A junção da Feira do Livro com a de Iniciação Científica é uma inovação

03/10/2018 - 11h03min

Neste ano, a novidade da Secretaria de Educação, capitaneada por Cândido Koch, é a união da Feira do Livro com a Feira de Iniciação Científica, redundando uma boa economia de tempo e de dinheiro. Até por que a distância entre os dois eventos era pequena, e mal terminava um e já tinha que organizar o outro. Inicia amanhã a 11ª Feira do Livro e das Artes, paralela à 2ª Feira de Iniciação Científica.

PATRONO

Outra questão é que não haverá o tradicional patrono da Feira do Livro, onde o escritor resume-se em uma espécie de padrinho, recebe estudantes e também palestra e dá autógrafos. A ideia é que a presença de dois escritores seja uma espécie de homenagem. Vão participar neste ano as escritoras Marô Barbieri e Sofia Molter.

RATO

Uma antiga expressão da pessoa que era (ou é) uma assídua frequentadora de bibliotecas e afins era a de “rato de biblioteca”. Apesar de ser um título grotesco, eu me considerava um destes. Gostava de ler bastante desde pequeno e caminhava léguas até encontrar um livro e viajar para lugares inimagináveis do universo da leitura, que davam asas à imaginação.

CONHECIMENTO

Eu ouvia muito que se alguém tivesse dinheiro, ou mesmo bens, poderia roubar tudo, mas jamais lhe roubariam o conhecimento e a dignidade. E uma coisa que digo é esta, avaliem bem o que vocês leem, caros leitores. De tudo, subtraiam o que é bom.

LEITURAS E LEITORES

Quando eu achava a leitura de determinado escritor pesada ou chata, simplesmente não lia. A leitura tem algo a ver com amor, tem que ser agradável e não um peso. Leia, mas tenha visão crítica, seja a construtiva ou destrutiva. Ainda prefiro os críticos construtivos. Mesmo que cobrem algo ou uma atitude correta de alguém, sabem que representam uma categoria, uma cidade, uma instituição.

CÂMBIO

O voleibol adaptado, ou simplesmente câmbio, é uma modalidade esportiva adaptada direcionada principalmente à terceira idade. Acho muito interessante que o município já proporciona essa prática para várias pessoas acima dos 50 anos, com atividades lúdicas e interativas.

COMO SURGIU

O câmbio surgiu pela primeira vez em 1998, fazendo parte dos Jogos Regionais do Idoso em São Paulo. O jogo visa uma melhora da autoestima das pessoas de terceira idade, assim como sua estrutura corporal, proporcionando manutenção e melhoria em suas capacidades físicas. Aqui no município a atividade acontece às terças-feiras à tarde, no Ginásio Clóvis Luis Schaeffer.

SIMPLES

O câmbio pode ser desenvolvido individualmente ou em equipe. O objetivo é lançar a bola para a quadra adversária para cair no chão dela. O jogador não deve deixar cair a bola no chão, e após agarrar a bola deve jogá-la para o outro lado da rede. Se cair no chão dentro da sua quadra é ponto do outro jogador.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário