Colunistas
A política nacional e de Ivoti tem estas coisas
Nossa senhora, que confusão se estabeleceu na Câmara Municipal de Ivoti com a eleição do novo presidente para o ano que vem. Do nada surgiram duas chapas no mínimo estranhas. A chapa encabeçada por Borracheiro tem mais Pires do PP, Rafaela do PSD e Chicão do PRB . Só que o quarto integrante do PP é Satoshi, que integra a chapa encabeçada por Russo, que é do PDT. Ninguém entende onde Satoshi quer chegar com esta sua participação na chapa de Russo. Afinal, Satoshi é do PP, partido que tem quatro vereadores. Quando Satoshi apareceu na chapa da oposição foi uma pasmaceira geral. A política nacional e de Ivoti tem estas coisas. Tudo porque os partidos são apenas entidades que servem para certos fins não importando os meios.
CONFUSÃO I
A confusão começou quando Maria saiu do PP. Como ela brigou com o prefeito Martin, o PP ficou dividido entre os seguidores de Maria e os de Martin. Maria foi para o PRB, partido de Chicão. Não sei se a intenção de Satoshi é formar uma coligação com o MDB e o PDT com o que restou do PSDB ou o que ele pretende. Mas dificilmente os vereadores que ficaram no PP irão se aliar com Satoshi ao lado do MDB e do PDT, principalmente este último. Aliás, todos os vereadores ficaram no PP quando Maria saiu. E como ela terá candidato a prefeito na eleição do ano que vem, vai acontecer a possibilidade de Ivoti ter três candidatos. Martin e Maria com seu candidato estão certos. E tem ainda o PSB do vice Beto Schneider, o atual vice-prefeito. Se Martin concorrer com Beto como na última eleição pode haver somente dois candidatos. Mas se Martin concorrer com outro candidato a vice podem haver três candidatos. O PSB é um dos fiéis da balança.
RACHAR
As melancias vão acabar e ajeitando na medida que o tempo passar. No entanto, hoje as coisas estão dum jeito que não dá para saber de nada. Já havia eleições em Ivoti que se sabia os candidatos com dois anos de antecedência. Agora, desta vez não. O fator Maria influi muito. Ela não pode concorrer, mas quer eleger alguém. Se se confirmar a chapa de Satoshi com o MDB e o PDT no dia de hoje, pode-se compreender daí que Satoshi quer formar uma terceira via para concorrer a prefeito. Martin com o PP que restou, Maria com seu PRB e seu candidato desconhecido e a terceira via que seria a oposição de hoje integrada pelo MDB, PDT e o PSB talvez. Satoshi talvez pretenda juntar tudo que restou da cisão entre Maria e Martin e formar uma terceira via. No entanto, acho que o PSB de Beto Schneider pode concorrer sozinho. Aí teríamos quatro candidatos. Mas acho o que Satoshi pretende é juntar os três partidos para uma chapa que será integrada pelo MDB, PDT e PSB. Desta forma pretenderia pegar os votos da oposição, que seriam suficientes para ganhar a eleição, já que o PP se dividirá entre Maria e Martin. Saí ele deu o salto para a oposição na eleição para a Mesa Diretora que será eleita nesta noite já indicando o desfecho para a eleição do ano que vem. Minha opinião. A oposição não terá vez na eleição do ano que vem. Mesmo com a situação dividida entre
Martin e Maria, um dos dois vencerá.