Colunistas
A prefeita tem maioria ou minoria na Câmara: como será o futuro?
– Estamos às portas de uma eleição geral, mas não sou o único que pergunta: e a eleição de 2020?
– Carla vai à reeleição? Acredito que sim, e você?
– Se ela for, a dobradinha está mantida, certo? E se ela não for, Airton é o candidato a prefeito?
– Quem vem pela oposição: Harri ou Adair?
– E da Câmara, algum dos nove pode tentar voo mais alto?
COMPRIDO
Por falar em Câmara, a escola do Mato Comprido é uma novela desde o mandato passado, quando seria colocada à venda e a Câmara barrou. Os edis, novamente, estão falando deste assunto e as opiniões são variadas.
ALVITRE
Estão no direito de fiscalizar os atos do Executivo – aliás, devem fazê-lo, mas – para não dar bola fora, como vi muitos casos em um município vizinho – seria de bom alvitre que fossem falar com a prefeita a respeito. Já vi muitos casos de vereadores que se desmoralizaram perante o povo ao longo destes 20 anos. E não seria bom se acontecesse isso aqui, portanto, se me permitem, gostaria de sugerir que atravessem a rua e perguntem sobre esta escola (abandonada, frise-se) para a prefeita, para que o “achômetro” dos discursos em tribuna não se transforme em “bola fora” de vereador.
BOLA FORA
Digo isso porque já fiquei sabendo em Dois Irmãos que há um projeto para a escola. Tudo leva a crer que pode se concretizar, inclusive, com aprovação dos edis, e, se este projeto se confirmar, Morro Reuter merece os parabéns e vai se posicionar no mapa turístico da região toda! Eu, como morador de Dois Irmãos, sinto muito por Dois Irmãos perder este projeto para o Mato Comprido. Mas, se em três anos não foi implantado aqui, parabéns à Prefeitura do Morro por estar tentando criar as condições.
OPOSIÇÃO
Pelo visto, somos levados a supor que não há diálogo de alguns com a prefeita. Ou há diálogo, mas o jogo político… Bueno, deixa pra lá, cada qual com suas razões. Pelo que se percebe – e já escrevemos isso aqui no início do ano – apesar de ter seis vereadores, a Prefeitura parece ter minoria, pois três dos seus vereadores, pelo discurso, estão mais para oposição. Um exemplo: ouvi várias vezes o Pitcha elogiando obras, e citando só o Airton, e não citando a Carla. Está certo, ele é secretário de Obras, mas no trevo para Herval, não se pode “esquecer” da prefeita nesta obra! Aliás, se o Daniel fizer (ou se fez) isso, até vai, pois o vice é do seu partido (e houve o impasse na compra do prédio com a prefeita), mas o Pitcha soa estranho. Até porque seu partido é o mais jovem do Morro e já tem dois vereadores na Câmara, beneficiado, em parte, pela prefeita, que deu esta oportunidade ao tirar a Sônia do Legislativo.
– Mas, como o espaço está curto, falaremos do que pode acontecer em outras colunas. Aliás, em 18 anos de Morro Reuter e mais de 20 fazendo coberturas de Câmaras, nada me surpreende na política.
– Por falar nisso, faltam dois meses e meio para encerrar as sessões no Legislativo: é verdade que a compra do prédio para a Câmara será feita ainda este ano?