Colunistas
A revitalização da av. Presidente Lucena
A revitalização da av. Presidente Lucena trouxe alguns contratempos a quem circula e trabalha diariamente no Centro. Porém, ficou muito melhor de andar pelas ruas centrais de Ivoti. Uma reclamação sobre a revitalização foi o plantio de mudas. Em frente ao prédio do Centro Comercial, onde fica a Rádio Ivoti, por exemplo, foram colocadas três plantas. Acontece que é local de estacionamento. Um dos moradores contou-me que já viu motoristas arrancando as folhas e os galhos porque a planta estava arranhando o carro.
EM JUNHO
Em junho, quando as plantas surgiram, eu entrevistei diversos moradores e comerciantes sobre o tema. Também conversei com os motoristas que estacionam pelo Centro. Grande parte não gostou do plantio. Alguns acharam boa a iniciativa de ter árvore no Centro e dois ficaram preocupados exatamente com o que acontece atualmente: alguns motoristas poderiam não gostar e iriam retirar as plantinhas. Na época, um ivotiense disse o seguinte: “Só pode ser piada né. Tudo bem, é importante sim ter árvore, concordo com isso. Mas plantar duas no meio do Centro? Elas vão crescer e aí o problema vai ser maior. Poderiam ter colocado em outro lugar, até mesmo no Centro, mas não neste trecho”.
TÁ NO PROJETO
Mesmo que a pessoa não tenha gostado deste plantio, não pode sair arrancando as mudinhas. Primeiro por uma questão ambiental, segundo porque pode ser considerado vandalismo e terceiro porque o plantio faz parte do projeto de revitalização da av. Presidente Lucena. Para receber o recurso e pagar a obra, a administração precisa fazer tudo o que consta no documento. As árvores plantadas são Acer, semelhante ao Plátano de médio porte e garante o embelezamento e sombra.
SÓ PROMESSA?
O prefeito Martin disse que na metade deste ano, uma emenda parlamentar viria para Ivoti para investir em políticas públicas para os animais. Seria um recurso para fazer castração dos cachorros. Porém, até o momento, não se sabe de nada sobre a iniciativa. Nem se o recurso chegou, muito menos se haverá alguma ação em Ivoti. A administração precisa pensar e colocar em prática políticas públicas para os animais, como prometeu em campanha. Vamos aguardar…
ENQUANTO ISSO…
Mas enquanto não há nenhuma ação do Poder Público, seja Prefeitura ou Câmara, quem faz a sua parte é a população de Ivoti. Muitos moradores ajudam os animais abandonados, dão comida e também buscam um lar para os bichinhos. Há também os cachorros que se perdem de suas casas. Quando isso acontece, há uma rede de ajuda: um morador posta em grupo do Facebook sobre o animal perdido e os integrantes ajudam a encontrar ou divulgam quem é o dono. É uma forma de rede de apoio. É sensacional o uso das redes sociais para ajudar o próximo e os nossos bichinhos.
PROJETO PROTEGER
A Polícia Civil já faz um trabalho ótimo aqui em Ivoti. E com o Projeto Proteger, o trabalho consegue ser ainda melhor. Essa ação conta também com ajuda de voluntárias. A delegacia recebe denúncias de maus tratos aos animais. Quem souber ou ver alguma situação, deve denunciar, seja por telefone, seja na própria delegacia. Gente, precisamos cuidar dos nossos animais, protegê-los. Qualquer tipo de agressão é uma violência. Denuncie!