Conecte-se conosco

Colunistas

A super votação

12/12/2019 - 10h24min

A eleição da mesa diretora da Câmara foi uma das coisas mais emocionantes da política neste ano em Ivoti. A eleição mostrou a Satoshi que ele não é tão influenciador assim. Mostrou ao PP que quando um dos maiores partidos de Ivoti quer uma coisa, é só correr atrás que consegue. Ao Borracheiro, a eleição mostrou que ele tem apoio, só precisa se mostrar mais. Ao vereador Pires, a eleição mostrou que ele precisa ser mais calmo se quiser ter mais aliados. Ao prefeito Martin, a eleição mostrou que o seu partido ainda tem influência. Ele não se envolveu em quase nada. Mas, mesmo assim, saiu vitorioso com a eleição. No fim, Borracheiro e os demais integrantes do partido só queriam ajudar o próprio prefeito. Se Russo vencesse, aí Martin poderia sentir o peso da oposição com poder nas mãos. Mas, graças aos colegas de partido e uma ex-aliada (sim, até a ex-prefeita Maria se envolveu), ele não sentirá esse peso.

CERTO OU ERRADO?

O não envolvimento do prefeito nesta eleição é correto, se analisarmos o lado de que o Executivo não deve se envolver ou mandar no Legislativo. Martin optou por ficar quieto. É que ele tem um perfil mais calmo. Seguidamente, Martin recebe Russo em seu gabinete. É convidado para jantas e até recebe elogios. Então, não quis se posicionar contra Russo para não ter uma briga desnecessária.

VAI CHEGAR A HORA

Russo é um dos que mais critica Martin como prefeito. Chegou a botar culpa na Prefeitura por um acidente com um senhor há um tempo. Mesmo que não queira se posicionar, vai chegar uma hora que o atual prefeito precisará escolher um lado (na eleição, principalmente). Não estou dizendo que ele deve brigar, não, pelo contrário. Mas, será que ele já pensou em ver se os funcionários dele estão gostando das críticas que andam recebendo? Russo, por exemplo, citou que o diretor de Trânsito poderia estar com medo de ir na Câmara. Márcio, o outro opositor, já criticou todos os secretários (Alcido não faz nada, ex-secretária da Saúde não era boa…), incluindo o próprio Martin, a qual chamou de politiqueiro. Sem falar no secretário Beto que já teve até pedido de demissão. O que fico pensando é nos funcionários e nos próprios CC’s de Martin que ficam ouvindo essas coisas e não são defendidos. Uma hora, se assim o prefeito deixar, a situação pode ficar grave.

A NOVA POLÊMICA

O reajuste no IPTU foi apresentado na Câmara. Não é fácil tratar de um assunto desse. É no bolso do morador que vai pesar esse aumento. Porém, cabe ressaltar que é lei e a atual administração é obrigada a fazer esse cálculo, que não foi feito nos governos anteriores. A proposta da empresa foi apresentada. Agora, um projeto de lei será encaminhado ao Executivo com os valores. Teve gente que não gostou da possível cobrança para quem tem piscina em casa. Anotem aí: depois do projeto dos animais, o aumento do IPTU será a nova polêmica na Câmara de Ivoti.

POR MAIS POLÍTICOS CHATOS

É impossível não elogiar o trabalho da atual administração no que se refere aos cuidados com dinheiro público. Eles conseguiram poupar, juntar dinheiro e investir. Eu sei que é obrigação deles. Porém, é preciso mostrar quando algo positivo acontece para que sirva de exemplo para o futuro. Neste ano, Ivoti terá mais uma vez a troca de ano com saldo positivo. Quando assumiu a Prefeitura, o atual prefeito chegou a ver que a dívida girava em torno de R$ 2 milhões. Ele chega a ser chato de tanto que quer poupar. Que bom! Os políticos precisam ser mais chatos assim.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.