Colunistas

A turma estava acostumada a levar vantagens

31/07/2018 - 11h00min

O serviço público é pródigo em conceder facilidades aos funcionários públicos. Ali acontece de tudo. Em muitos órgãos têm lugar para 10 pessoas e têm que caber 20 para absorver todo mundo que está lotado ali. É mais ou menos a situação dos presídios, onde é colocado o dobro dos presos que cabem na prática. Aí os sujeitos se metem a arrumar atestado ou licenças para não precisarem trabalhar. Tem uma empresa criada no governo Lula para produzir noticiário do governo federal. Trata-se da Empresa Brasileira de Notícias. Ela tem 2,3 mil funcionários e não precisaria mais de 200. O resto é desperdício puro. A audiência é zero. Dinheiro jogado pelo ralo e depois estes caras vêm vender para nós durante a campanha tudo que fez de bom quando fez de ruim muito mais do que de bom. Quantas vidas o dinheiro desperdiçado nesta tal de EBC poderia salvar. Em vez de se preocupar com os pobres, a principal preocupação dos nossos políticos é empregar os seus afilhados.

BIZARRO
<10>As licenças médicas concedidas no mínimo por médicos que trabalham na empresa e não por médicos terceirizados chegam a provocar chacota. Tem que rir para não chorar. Segundo um sindicalista empregado, ali tem muita gente com problemas mentais. Aí se encostam e só não tem problemas mentais para receber o pagamento no final do mês. Consta que um cinegrafista que tem que operar uma grua das mais modernas do País desatou a pedir licenças médicas alegando depressão por ter que operar o equipamento. Outros recebem cinco dias de folga para acompanhar familiar e que via de regra são renovadas. Isto é farra.

A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR: por que esta empresa não sai do ar e é fechada? Por exemplo, Temer sucedeu a Dilma e deveria em ato contínuo depois que assumiu fechar a empresa. Seriam alguns milhões a mais para a saúde. Este País não tem jeito mesmo. A única coisa certa é que, nem com os médicos, tampouco com os funcionários que provocam fraudes, vai acontecer nada.

POR AQUI
<10>Por aqui tem um caso de funcionária que foi processada e convenceu o judiciário que não poderia comparecer a três audiências sempre com atestados provavelmente fraudulentos de uma Prefeitura. Num dos períodos em que esteve adoecida postou fotos de uma viagem ao nordeste. Pode?

DURA
<10>Em Ivoti a Administração Municipal está agindo com dureza com os espertos e eles já diminuíram muito. Basta pegar alguns casos para dar o exemplo e diminuem em 100% os casos de espertos querendo se aproveitar da benevolência dos governantes. A turma estava totalmente acostumada a levar vantagens e nunca sofrer consequência. Agora o papo é outro e as coisas começam a mudar. O exemplo é uma atitude que é mais eficiente tanto para o bem quanto para o mal. Se um governante passa a mão por cima de funcionários que cometem infrações, o exemplo é seguido. O mesmo acontece para o lado do bem. A cada punição diminuem os casos reincidentes.

PALÁCIO DO PLANALTO
<10>A Casa Branca nos Estados Unidos, sede do governo de lá em Washington, tem 400 funcionários. O nosso Palácio do Planalto chega a ter 4.000. Nada mais explica nosso caos administrativo público do que esta comparação.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário