Colunistas

Aconteceu um verdadeiro drama em Ivoti nas últimas semanas

29/05/2019 - 09h46min

Trata-se da aposentadoria de uma senhora de idade avançada e que teve que fazer das tripas o coração para conseguir sacar a sua aposentadoria no Banrisul. Depois que se aposentou e na hora de sacar o dinheiro, a senhora se dirigiu ao banco para o saque da primeira aposentadoria. Aí pediram que ela providenciasse uma nova carteira de identidade. Precisando do dinheiro, ela não sabia o que fazer e procurou a vereadora Marli Heinle Gehm. Marli foi no banco e questionou a exigência, na medida que o próprio INSS concedeu a aposentadoria da senhora com os documentos que ela tinha. Porque o banco não iria pagar?

JURÍDICO

A vereadora acompanhou a senhora até a Prefeitura para ela então encaminhar a carteira de identidade nova. Leva tempo e tudo depende. Pergunto: porque o documento não sai na hora? Em determinadas circunstâncias como esta que era tirar uma segunda via, tinha que sair na hora. Em 2019 isto ainda não acontece. O que funciona na mão do governo. Literalmente nada, a não ser a máquina de arrecadação de impostos. Nesta área o governo funciona bem, é uma verdadeira máquina de arrecadar dinheiro. Infalível, instantânea, implacável. Na hora de cobrar impostos a máquina do governo é de primeiro mundo ou até melhor. Na hora da prestação do serviço, mesmo com cobrança de taxas que sempre são maiores do que precisariam ser, não tem jeito. É demorado fazendo as pessoas de bobas como esta senhora.

CONSIDERAÇÃO

A senhora fez uma nova tentativa para conseguir sacar a tão esperada aposentadoria e o banco não aceitou o comprovante de que ela encaminhou a nova Carteira de Identidade. Precisando do dinheiro ela apelou de novo para a vereadora. Marli foi no banco e cobrou explicações. Aí disseram para ela que tinham encaminhado o caso da senhora para o “jurídico”. Tenham a santa paciência. Não era para tanto. Porque não pagaram para ela a sua aposentaria que ela tanto precisava? Só Deus sabe. Estamos tratando daquele viés de todo funcionário público de complicar. Como diz aquele ditado, pra quê descomplicar, se dá para complicar! Podiam ter pago em consideração a ela e mandado providenciar uma nova para quando viesse sacar de novo. A luta para ela conseguir sacar o dinheiro durou cerca de 15 dias. E o seu dinheiro parado no caixa do banco. É muita falta de consideração.

HUMILDES

Olha, o que fazem com as pessoas pobres e humildes é qualquer coisa de dar dó. E isto sem qualquer constrangimento. O pobre não consegue sacar um salário mínimo porque complicam por qualquer coisa. Enquanto aqueles que tem as tais “aposentadorias especiais” de 10, 20, 30 ou até mais do que 30 mil reais não tem problema algum. O dinheiro deles cai na conta todo santo mês. E dos pobres eles tripudiam até não poder mais. País da injustiças e dos injustiçados este Brasil varonil. Até quando?

Copyright© 2020 - Grupo o Diário