Coluna Estância Velha
Agora artistas têm registro
Na manhã da quarta-feira, artesãos de Estância Velha fizeram a prova para retirada da carteira de artesão. O documento garante aos artistas que eles possam participar de feiras pelo Estado. É algo que já acontece em diversas cidades e que, agora, chega ao município. Uma novidade que visa melhorar a vida de quem vive da arte. Em Estância, são inúmeras as pessoas que tiram a renda extra ou até mesmo o sustento total confeccionando produtos de artesanato. Com a carteira, isso os ajuda a ter mais amparo para exercer sua profissão de forma melhor assistida. Não são poucas as pessoas que vivem disso e poder auxiliar para que todos possam exercer suas vocações, tirar seu sustento e viver dignamente de sua arte é algo que faz a cidade se sentir orgulhosa. Todos movimentamos a economia, seja trabalhando em empregos formais ou de forma autônoma. Estância Velha está de parabéns pela adesão feita.
JOVENS
Há falta de diálogo de pais com os filhos. Pedidos de “ajuda” dos adolescentes. Os casos de fugas de jovens, onde crianças e adolescentes saem de casa sem dizer para onde estão indo e geram casos de desaparecimento como os vistos este mês na cidade, são assuntos sérios. Tratar como uma questão que precisa de total atenção e, principalmente, entender o papel de cada um na formação de um jovem é de fundamental importância. O Conselho Tutelar é um dos órgãos que fazem parte deste núcleo de apoio. Além da família e da escola, ele atua como última “defesa” do jovem, seja o motivo que for e de onde vier o problema. É de grande importância saber que o órgão está do lado deles, mas também da família.
ESPORTE
Micael vai para a pré-olímpica de skate. Um jovem estanciense que viu no esporte a possibilidade de fazer algo que ama e transformar em profissão. Como ele, outros tantos têm feito isso e, aos poucos, conquistam seu lugar ao sol. Apesar disso, ainda falta incentivo, investimento. Ver tantos talentos nadando e morrendo na praia incomoda. É esse incentivo que ajuda e faz crescer o gosto deles por fazer algo e não apenas ficar o dia todo na rua ou trancados dentro de casa na internet. Só esta semana vimos onde o esporte pode levar, o que pode ser conquistado com base nele. São muitas as possibilidades que podem tirar jovens de situações que eles não deveriam estar, mas isso só vai ser possível e só vai acontecer, no momento em que o incentivo vier e o olhar for mais atento para quem está tentando ser e fazer algo.
SEMANA DO TRÂNSITO
Já que estou falando tanto de jovens hoje, vale lembrar que o mês foi de atividades de conscientização no trânsito. E o foco? Os jovens. Conscientizar e ensinar os futuros motoristas é uma atitude de inteligência elevada. É ter certeza de que amanhã teremos mais respeito nas estradas. Coisa que falei em uma das minhas últimas colunas, a falta de preocupação com a pessoa do lado é gritante e deve ser parada, logo. Se não nessa geração, que a próxima aprenda a conscientizar-se antes de tirar a CNH.