Coluna Dois Irmãos
Alerta para golpes e para os números da violência contra mulher: uma é agredida a cada três dias em Dois Irmãos
Para uma cidade de 32 mil habitantes, para alguns, não parece um número alto que 126 mulheres foram agredidas em 2018 aqui na nossa cidade.
Entretanto, tudo depende da ótica que se analisar. E, se mudarmos a ótica, veremos que o número é alto! Basta refletirmos que um ano tem 365 e que tivemos 126 casos de mulheres agredidas que registraram ocorrência na delegacia, isso quer dizer que a cada três dias, uma mulher foi agredida.
E esta estatística piora mais ainda, pois todos sabem que muitos casos não são sequer levados a conhecimento da polícia. Será que os números verdadeiros são o dobro ou o triplo destes 126?
Conforme matéria do Diário de segunda, 25 deles foram no São João, ou seja, 19% dos casos. Dos mesmos 126 registros, 14 ocorreram no Centro (11%) e 11 no Primavera (9%).
GOLPE
A gente não cansa de noticiar golpes aqui pela região. Nas últimas semanas, em Herval, um casal chegava em casas do interior, pedia um copo de água ou ajuda para consertar o carro ou qualquer outra desculpe e se aproveitava das pessoas de bem, que lhe estenderiam a mão, para furtar e roubar.
Pois é, há muitos anos escrevo o seguinte: só cai em golpe dois tipos de pessoas: os espertos que querem levar vantagem (o que não é o caso) e os ingênuos que querem ajudar as pessoas (que foi o que aconteceu!).
Do jeito que vai, para não ser vítima de golpe, não se deve bancar o espertalhão e em ter bondade em ajudar o próximo. Antes que este dia chegue, vamos tomar cuidado! Portanto, olho vivo, hein!
A PROPÓSITO
Temos uma audiência bastante qualificada, que, muitas vezes faz questionamentos bem pertinentes (conforme divulgamos ontem), mas também temos alguns que, digamos, são bem humorados (para não chamá-los de corneteiros). Sei que o assunto é sério, mas alguém nos questionou, em relação ao fato das escolas de educação infantil (creches) da Prefeitura estarem fechadas, de feriadão, e as da Fundação Assistencial estarem abertas. Eis: “É igual você ir no Banco do Brasil e estar aberto, ir na Caixa e estar fechado, mas como isso acontece se as duas agências bancárias são “bancadas” (trocadilho) pelo mesmo governo?”
SÉRIO
Agora, falando sério, outro leitor nos apontou o que segue: é importante esclarecer, para quem não é do “mundo das fábricas calçadistas”, que um funcionário que faltar ao trabalho um único dia sequer, sem justificativa, “perde o prêmio”, o “domingo” e tal, e isso equivale a R$ 150 a R$ 200 a menos no salário!
COLUNA DOS PARABÉNS
– No dia 21 a Vithall iniciará a próxima turma do treinamento Lorap, que significa Líder em Obter Resultados Através das Pessoas! Parabéns à Franciele Stuelp e à Vithall por proporcionarem esta possibilidade de aprendizado e aperfeiçoamento à nossa cidade!
– Em março teremos duas grandes festas de comunidades: no Vale Verde e no Travessão. Desde já, parabéns aos voluntários que já estão trabalhando para o sucesso de cada uma!
– A mensagem positiva do dia: “de 0 a 10, quanto você está agindo em direção aos teus sonhos? Lembre-se que ação gera motivação”.