Colunistas

Alguma coisa está errada

01/04/2019 - 11h00min

Atualizada em 01/04/2019 - 11h09min

Circula pela cidade o fato de um loteamento levar mais ou menos 10 anos para ser liberado em Ivoti. Sim, seriam 10 anos. Nem pergunto o que está emperrando a tentativa de se lançar um loteamento na cidade. Só sei que algo está errado. Esta notícia não pode ser verdadeira. A culpa é de quem? Boa pergunta.

1 ANO

<10>Enquanto isto, tem município na redondeza onde a liberação para fazer um loteamento não leva mais de um ano. Qual dos dois está fora da curva, completamente fora da realidade. Aqui em Ivoti até parece que o tempo que leva para fazer um loteamento é mais ou menos o mesmo que se leva para concluir certas obras. Asfaltamento de estradas por parte do Estado anda levando 20 anos. Não demora e chegamos lá.

BOM

O nosso atual prefeito é uma grata surpresa. Só o fato de ter quebrado a espécie de monopólio de dois partidos se revezando no poder através dos mesmos nomes já é uma grande coisa. O partido no poder continua o mesmo. No entanto, mudou o prefeito. Entrou um novato, que tem outras ideias na cabeça. A alternância de poder é uma das prerrogativas da democracia. Como diz o velho ditado: toda unanimidade é burra. Mas os dois prefeitos andavam desgastados, o que é natural na política. Um mesmo grupo político só se mantém no poder por dois motivos: se for muito bom, ou se usa métodos não republicanos para se perpetuar no poder. Descobrimos agora mesmo como grande parte dos políticos se elegia no Brasil. Através de farta distribuição de dinheiro roubado do governo geralmente com a utilização de estatais. Os partidos nomeiam os integrantes dos cargos chaves e aí o dinheiro sai todo pelo ralo.

VOLTANDO

Voltando ao nosso caso de Ivoti. Parece mentira, no ano que vem teremos de novo eleições municipais. O quadro por ora está todo embaralhado. Não se tem certeza de nada. O que eu acho é que teremos mais de dois candidatos a prefeito. Três até que é normal, mas se forem quatro será uma novidade para Ivoti. E podem pintar quatro. O grande problema de nossa política é a judicialização de tudo. Na verdade, os prefeitos podem muito pouco. A insegurança jurídica é um absurdo. O prefeito tem que se cercar de todas as garantias se não quiser ficar o resto da vida pagando contas deixadas pela sua administração, mesmo que não tenha tido nenhuma intenção de cometer delito. No entanto, num país onde existe a figura da “renúncia da receita” dá para esperar de tudo. O certo é que Martin e Beto parece que serão a dupla que tentará a reeleição.

DÚVIDA

Partido deste pressuposto que parece óbvio, logo vem a pergunta à cabeça de todo mundo, principalmente o eleitor. Martin está fazendo um bom governo. A questão toda é a seguinte: comparando com que? Se se comparar o seu mandato com o anterior de Arnaldo não resta dúvida que sim. Martin está fazendo uma baita administração. Não tem nada demais, mesmo porque não dá para fazer milagres. Mas comparando com Arnaldo, ele está indo muito bem. Pelo menos resgatando a seriedade na política.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário