Conecte-se conosco

Coluna Nova Petrópolis

Alteração no calendário escolar mudará dia de início das aulas

06/02/2019 - 11h00min

Atualizada em 06/02/2019 - 11h16min

A Secretaria Municipal de Educação informou ontem uma alteração no Calendário Escolar de 2019. Mudou a data de início das aulas nas escolas municipais e estaduais de ensino fundamental. Diferente do que estava previsto (dia 25), as aulas terão início no dia 21 de fevereiro, uma quinta-feira. De acordo com a Secretaria da Educação, a antecipação aconteceu por causa da inclusão de quatro datas para formação dos professores durante o ano letivo no calendário escolar do Estado.

FALANDO EM ESCOLA

Caroline Matter não é mais a diretora da Escola Municipal Augusto Guilherme Gaedicke, do bairro Vale Verde. Na sessão de segunda-feira, dia 4 (a primeira de 2019), o vereador Ceará (PSB) listou uma série de grandes trabalhos realizados por ela. Na lista, o projeto de contraturno, idealizado por Caroline, e a implantação de turmas de educação infantil (para crianças de quatro e cinco anos). Ceará parabenizou a ex-diretora e desejou sucesso à próxima.

NOVAS DIRETORAS

Neste início de ano houve mudanças na direção de duas escolas. No Vale Verde, Simone Hansen Goetz Schmitt assume como diretora e Jaqueline Hillebrand é a vice. Na Escola Municipal Luiz Loeser, na Vila Olinda, a nova diretora é Marceli Rachel Beck, com Cândida Maldaner no cargo de vice.

CHARLES PREFEITO

O vice Charles Paetzinger assumiu ontem como prefeito até o dia 15 de fevereiro, enquanto Lelo tira férias. Cinco secretários e dois adjuntos acompanharam a assinatura da transmissão. Charles é do PDT, partido que comanda a Secretaria da Saúde, atualmente o maior motivo de dor de cabeço no gabinete oficial. Quando vereador, Charles sempre teve transito muito tranquilo entre os funcionários da saúde.

EMBLEMÁTICO

O primeiro projeto de lei apresentado pelo Executivo à Câmara de Vereadores em 2019 é emblemático: pede autorização para o município contratar emergencialmente 16 monitores educacionais, que atenderão às cinco escolas estaduais de Nova Petrópolis. Lá, trabalharão principalmente com crianças que têm dificuldade de aprendizagem, o que é uma tarefa das mais nobres. E que bom que nossas escolas contarão com este apoio. Mas seria ainda mais nobre e bom se fosse pago por quem cabe, ou seja, o Estado. Notem que este é só mais um exemplo de como a capacidade do Estado está minguando aos poucos (não confundir com diminuição do tamanho). Se continuar assim, em breve o Estado deixará de prestar serviços aos cidadãos e se dedicará exclusivamente à tarefa de administrar as dívidas.

PRIORIDADES

O trabalho de governar consiste basicamente em eleger prioridades. A educação sempre é uma excelente prioridade. Mas já que o negócio é socorrer o Estado, tem gente que gostaria de ver o município assumindo responsabilidades alheias outras áreas, como as estradas, por exemplo.

CINCO EQUIPES

O mundo dos gincaneiros está ganhando ainda mais emoção com o anúncio de que cinco equipes participarão da edição 2019, nos dias 30 e 31 de março. Além da EquiPiá, EquiTrupe, Arriba-Arriba e Tiarajú, estreará a EquiCoragem.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.