Colunistas

Analisando os números do índice do Firjan, que fala sobre o desenvolvimento dos municípios, me surgiu uma dúvida

11/07/2018 - 11h26min

O que faz um município cair de 2º município com melhor índice de desenvolvimento no Estado e 34º colocado no País para 97º colocado no Estado e 5143º no País em questão de quatro anos?

PIOR COLOCAÇÃO

Desde que esse índice é realizado, a colocação divulgada neste ano é a pior para Presidente Lucena, fora os dois primeiros anos, 2005 e 2006, que o município não foi ranqueado, assim como muitos da região. Presidente Lucena sempre esteve entre os 100 melhores com IFDM do Estado, isso é fato. Mas, essa colocação divulgada há poucas semanas referente ao ano de 2016 é a pior. Em 2012 Presidente Lucena teve em seu ápice, com IFDM em 0,8861 (de 1,0). Caiu para 0,7928 em 2016. O número ainda é bom, e não é pouca coisa estar entre os 100 do Estado. Mas para quem já esteve em 2º, com alto desenvolvimento, cair para quase centésimo, com número de desenvolvimento moderado, é de se pensar.

EDUCAÇÃO, SAÚDE E EMPREGO

Esse índice leva em consideração três pilares: educação, saúde e renda e emprego. A saúde se destaca. Estava 0,9831 em 2012 e agora baixou para 0,9431, e foi o que ajudou a deixar a média do IFDM em alta. Na educação caiu mais de um ponto neste período. Foi de 0,8924 para 0,7912 . Emprego e renda despencou de 0,7828 para 0,6441 e é um dos piores números já registrados.

VOTAÇÃO

O brasileiro não gosta de votar. É fato. Só vai porque é obrigado, e mesmo assim o número de ausências em pleitos municipais e federais são grandes. Mais um ponto para reforçar essa afirmação é que com 608 votantes na Consulta Popular, Presidente Lucena foi o município com maior percentual na região. Essa região inclui Lindolfo Collor, Morro Reuter e Santa Maria do Herval.Dos 2.366 eleitores, apenas 27,2% foram às urnas reivindicar melhorias e, mesmo com esse percentual baixo, o município ainda foi o melhor na região. O governo sabe tanto que o povo não gosta de ir votar que essa consulta pode ter um mínimo de votantes que é aceito, além de disponibilidade de votar pela internet. É preciso apenas que 6% dos eleitores votem para a cidade se classificar. Vale lembrar que é fácil votar e que o valor vem, demora, mas vem. Em Linha Nova Baixa a comunidade vai receber energia trifásica na antiga rua da volta com recursos vindos desta votação, realizada no ano passado.

BODAS DE SAFIRA

Quero desejar felicitações ao casal Any e Hélio, moradores de Linha Nova Baixa, que no final do mês passado completaram nada mais, nada menos, que 65 anos de casados. 65 anos de casados é ultrapassar bastante as bodas de ouro, que já é uma conquista para poucos. Dizem os ditados populares que aos 65 anos comemora-se Bodas de Safira. Desejo que o casal possa comemorar ainda outras bodas, como a de Vinho (70), Brilhante (75) e quem sabe até as de Carvalho (80).

REUNIÃO

Amanhã, às 13h, acontece uma reunião na Prefeitura para falar sobre a Feira do Produtor. Interessados em participar da feira, tanto para produtos como para artesanatos, estão convidados a participar.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário