/www/wwwroot/odiario.net/wp-content/themes/zox-news/amp-single.php on line 77

Warning: Trying to access array offset on false in /www/wwwroot/odiario.net/wp-content/themes/zox-news/amp-single.php on line 77
" width="36" height="36">

Colunistas

Análise das urnas em Morro Reuter

10/10/2018 - 11h00min

1- A eleição para deputado estadual surpreendeu em Morro Reuter. Na eleição passada, Maria de Lourdes (PP) fez mais de 700 votos, desta vez, Elton Weber, do PSB, foi o mais votado: 357 votos. É surpresa porque o partido dele nem existe aqui.
2- A surpresa continua porque o 2º mais votado foi Hiratan Pinheiro, do PR, outro partido que nem existe aqui. Por fim, apareceram Fixinha com 250 votos, Costella com 163 e Toco com 155.
3- O Zucco, do PSL, foi o 9º mais votado: fez 103 votos, ficando à frente do Tarcísio, do PT, que fez só 99.
– Se estes partidos não existem no Morro, de onde vieram estes votos? Sinal que não precisa ter partido para ser bem votado?
– Enfim, quanto ao Elton, a gente sabe de onde vieram os votos: dos agricultores. E quanto ao Hiratan? Aliás, você sabe quem é ele? Muitos nem sabem de quem se trata. Para quem não sabe, Hiratan era o chefe do Dnit, foi graças a este cara que o trevo de acesso começou a sair do papel. São votos direcionados pela prefeita Carla ou de quem está feliz que esta obra está nascendo?
– Por fim, quanto ao Zucco, é efeito Bolsonaro. Mas pode apostar que, como o PSL foi bem votado aqui, vai aparecer um monte de “padrinho” dizendo que fez campanha para o partido e que a votação se deve ao trabalho deles. Sei, me engana que eu gosto…

LÓGICA

Para deputado federal, conforme listagem divulgada ontem no Diário, deu a lógica: o mais votado foi o Marcel, com 876 votos, seguido pelo Molling, com 484. Ronaldo Nogueira (PTB) fez 285, Feltes (MDB) fez 273.

ANÁLISE

– Hoje o espaço será curto para tanta análise, então, continuaremos na próxima coluna e também com comentários extras no site do Diário.
– Para o Senado deu Heinze com 2.031, seguido pelo Beto com 1.365 e por Carmen Flores, 1.150. Fogaça apareceu só em 4º, Paim em 5º. Esta ordem de votação é bem curiosa e bem diferente da maioria dos municípios da região.
– Para presidente deu quase um dois ou três por um, como na última eleição para prefeito. Só que desta vez deu Bolsonaro com 68% contra 11% do PT. Ele fez 2.867 votos, mais do que muitos prefeitos eleitos fizeram ao longo dos anos. É, sem dúvida, uma votação surpreendente!
– Para o Governo deu Sartori com 1.908 e Leite, 1.308. Bolsonaro venceria no 1º turno aqui no Morro, mas o Gringo, não: deu 48% a 29%.
– Morro teve o maior percentual pró-Bolsonaro entre Dois Irmãos, Morro e Herval.

QUEM VENCEU

Nem tudo na vida se resume em vencedores e perdedores. Pelo menos, é nisso que alguns acreditam. Mas, para outros, tudo é vitória ou derrota. Então, sendo assim, faço aqui a mesma pergunta que fiz em colunas dos outros municípios: qual partido foi o vencedor das eleições em Morro Reuter?

SALADA

Para presidente, o mais votado foi do PSL, para o Governo foi do MDB, para o senado, do PP. A estadual foi do PSB e a federal foi do Novo. Não repetiu nenhum partido entre os mais votados! Então, quem venceu? O PTB pela votação a federal? O PP pela votação ao Senado e para deputado? Ou o PDT? Ou o MDB pelo Sartori? Bueno, pelo visto, esta eleição não diz muito sobre 2020. Ou diz?

Sair da versão mobile