Colunistas

Antes tarde do que nunca

08/07/2019 - 11h08min

O frio é importante em todos os setores e nos últimos dias mostrou o que é o inverno. Foram pelo menos quatro dias com os termômetros marcando próximo a zero grau. É importante fazer frio para a agricultura, pois ele acaba com muitas pragas, sem falar que é importante para muitas lavouras específicas que necessitam de temperaturas baixas como a maça e a uva.

CLIMA

Sim, já tivemos épocas que junho, julho e agosto era frio e mais frio. Mas o clima andou mudando muito e oscila bastante nas últimas décadas. Exemplo disso são algumas espécies de plantas que já apresentam floração. Ou seja, é tanto calor na época que começam a florir achando que a primavera está chegando. De acordo com especialistas, isso não é bom porque a planta perde o período e dificilmente produzirá na próxima estação.

ECONOMIA

Outro setor que já andava assustado é a economia. Temos várias empresas na região que trabalham o ano inteiro, investindo forte, para aquecer as vendas neste período. Só em Picada Café são quatro malharias que dão emprego e renda e necessitam vender. Afinal, estoque não mata fome e nem coloca as contas em dias. Ainda mais depois do Festimalhas que deixou a desejar. Justamente porque? Pela falta de frio. Com as baixas temperaturas o turista sobe e sempre compra.

ACISPC

A secretaria de Turismo convocou uma reunião para tentar criar uma nova diretoria para a Associação Comercial, Industrial e Serviços de Picada Café (ACISPC). Será dia 18 de julho na Câmara de Vereadores. O objetivo é reunir o máximo de comerciantes e prestadores de serviços e dialogar. “Nosso encontros erá informal e aberto a uma reflexão sobre o desenvolvimento econômico e social de nossa comunidade. Vamos, em parceria, propor soluções e idealizar o futuro de Picada Café. Juntos somos mais fortes”. Isso diz um convite que circula nas redes sociais.

INCENTIVO

A ACISPC está tentando de qualquer jeito formar uma nova diretoria. O encontro do dia 18 é o segundo. No primeiro foi em vão. Isso se justifica principalmente pelo fato de cada um ter seu próprio negócio e esse requer tempo e dedicação específica somente a ele. Temos muitas lideranças fortes e de crédito que poderiam fazer um bom trabalho a frente da associação, mas estes já não assumem pelo fato de não terem tempo. A gente sabe que o setor deve caminhar com as próprias pernas, mas quando não se acha uma “luz no fim do túnel”, a secretaria de Turismo, Indústria e Comércio deve tomar a iniciativa e destinar alguém para coordenar o setor.

EXEMPLO

Já tivemos uma vez que a ACISPC tinha uma secretária remunerada com recursos destinados pelo Município e esta fazia tudo. Convocava reuniões, organizava palestras e cursos, organizava participação de associados em eventos como Kaffeeschneis´Fest, … E funcionava. A diretoria só se reunia para dar o aval final e incentivava os associados a aproveitar. Mas a reunião convocada para o dia 18 é importante. Cabe aos comerciantes e prestadores de serviços participarem e darem sua contribuição para reorganizar o setor e quem sabe, em conjunto montar uma ACISPC forte e que consiga reerguer o setor. Contato com a secretaria de Turismo no (54)3285-2147.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário