Coluna Dois Irmãos

Ao contrário da região, em Dois Irmãos, as mulheres perderam um pouco de espaço na política

12/09/2018 - 11h00min

– Muito se debate sobre a mulher e o mercado de trabalho, entre os candidatos, nesta campanha presidencial, mas, você sabia que, em Dois Irmãos, não temos nenhuma mulher na Câmara? Nos últimos 20 anos, apenas em dois mandatos, se não me engano, não tivemos vereadoras, no restante, em todos tínhamos mulheres na Câmara.
– Nos anos 90, tivemos a Denise Maldaner e a Tânia da Silva como vereadoras. Depois ficamos dois mandatos sem representatividade feminina na Câmara. Mas, desde 2009, com Tânia e Eliane Becker, passamos a ter voz feminina no Legislativo. E também com Graciela Jaeger, que assumiu quando Sérgio Fink foi cassado ao trocar o PSDB pelo PTB, na época.
– Enfim, como Eliane está de licença maternidade, o Legislativo não tem voz feminina. Ano que vem volta ao normal, mas em 2018 quase passou em branco, pois Eliane ficou até abril ou maio, depois teve que se licenciar.
– Em Morro Reuter, neste ano, duas mulheres se elegeram, uma continua na Câmara e uma virou secretária municipal. Em Herval, duas se elegeram, mas atualmente são quatro mulheres na Câmara, um recorde regional. Em Ivoti, também são duas.

SECRETARIADO

– Se no Legislativo o número de mulheres reduziu em Dois Irmãos, reduziu também um pouco nas secretarias municipais. Além da prefeita Tânia, das 10 secretarias, Dois Irmãos já teve mulheres comandando três delas, mas atualmente, tem só duas mulheres. Era Anelise na Saúde, hoje é Afonso; Dra. Ângela na Procuradoria, hoje é Dr. Daniel, e, na Educação, saiu Adriana entrou Denise (além dela, tem a Maria Elena no Gabinete.
– Se no primeiro escalão calhou de perderem espaço, ocorre o contrário no segundo escalão. Nas chefias de departamentos, acredito que as mulheres sejam a imensa maioria.
– Pela região, o quadro é parecido, com mais mulheres no primeiro escalão das Prefeituras do que nas Câmaras. No Morro, por exemplo, tirando o vice-prefeito Airton, que é secretário de Obras, e o Dr. Rafael na Procuradoria, todas as demais secretarias têm mulheres no comando. São cinco ou seis mulheres. Inclusive, Morro tem uma prefeita mulher, a Carla.
– Em Herval, além da prefeita Mara, mais de 30% das secretarias é chefiada por mulheres.

RÁPIDAS

– Com base nisso, podemos afirmar que as mulheres perderam espaço na política no nosso município? Temporariamente, sim; mas daqui a pouco não só vão recuperar o espaço perdido, como devemos ter ainda mais mulheres no comando. Basta olharmos o cenário político a nossa volta.
– Além disso, depois de quase duas décadas tendo juízas comandando a Comarca, neste ano passaremos a ter um juiz, que já foi designado, mas ainda não assumiu. Apenas posso adiantar que ele é irmão de um grande escritor gaúcho da atualidade, o qual aprecio muito, e, com certeza, você conhece.
– Mudando de assunto, finalizamos com a mensagem positiva do dia: “A teoria sempre acaba, mais cedo ou mais tarde, assassinada pela experiência”, Albert Einstein. Por outro lado, Oscar Wilde disse: “experiência é ao nome que todos dão aos seus erros”. Reflita sobre isso e tire suas conclusões.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário