Coluna Estância Velha
Aos que vão: um muito obrigado
A semana se encerra. Uma semana atribulada, diga-se de passagem. A saúde tomou um soco no estômago, mas está se recuperando. A partida das médicas cubanas e essa necessidade de repor cinco profissionais de repente, fez com que todos ficassem preocupados. Segundo o secretário Mauri, não vai haver problemas. Agendas estão sendo redistribuídas, novos médicos negociados e a ideia é que tudo volte ao normal o mais rápido possível ou sequer seja sentido o problema. Infelizmente, já sentimos. A partida de profissionais que tanto agregaram para a comunidade é sentida mais do que apenas médicas que vão embora, o profissional – mesmo que nem sempre com a mesma eficiência – se substitui, no entanto, a perda emocional que o secretário mencionou, está fica. Não é novidade o quanto as médicas cubanas eram queridas pelos estancienses, então, para todos, é uma perda. Uma bem grande. Para elas, essas que se vão embora, um muito obrigado. Tivemos mais do que esperávamos de cada uma delas.
SOBRE SAÚDE
Finalmente o projeto dos FGs deve ser votado. Meses se passaram, ajustes e emendas foram feitos, e parece que a Câmara irá leva-lo a votação. Já mencionei inúmeras vezes minhas ressalvas quanto a iniciativa. Já falei em diversas oportunidades o meu pensamento de só aprová-lo caso seja, de fato, benéfico para a população. Não há mais nada para se falar a partir de agora. Na próxima terça-feira, 27, a Câmara decide se a ideia vai para frente ou se será deixada de lado.
MATEADA CONVIVER
Momento de descontração e divertimento. Domingo tem mateada do grupo Conviver no Centro, a Praça 1º de Maio fica repleta de pessoas para um momento de união, de apresentações artísticas, de lazer. Vivo falando sobre oportunidade de prestigiar a cidade, então essa é mais uma oportunidade. Eu não vou me cansar de pedir para que as pessoas comprem a cidade, façam parte dela e prestigiem seus eventos. Venho de uma cidade que nem sempre a população se importava com o que era de lá e, quando não haviam opções, reclamava disso. Então, Estância, faça diferente. Vá para a praça, leve sua cuia e sua bomba, pegue a erva e tome um chimarrão. Eu sei que está calor, mas ainda assim é uma boa oportunidade.
CONSEPRO
Finalmente o repasse para o Consepro vai acontecer. Foi votado e aprovado na Câmara, na terça-feira, 20. Eu lembro bem da polêmica de meses atrás quando se falou que o valor repassado não contemplaria todos os agentes, e isso já faz um bom tempo. Por qual motivo toda essa demora? O auxílio permanência é uma oportunidade de incentivar nossos profissionais da segurança a – ainda mais – trabalharem para nos proteger. Enfim, de todo modo, agora o repasse vai acontecer e poderemos incentivar nossos agentes da segurança a manter o bom trabalho que já vêm fazendo. Sabemos que não é muito e sabemos que, em divisão, não vai fazer assim tanta diferença, mas na atual conjuntura toda ajuda é bem vinda, afinal, é de segurança que estamos falando.