Conecte-se conosco

Coluna Estância Velha

As mentiras que ouvimos

24/10/2018 - 11h00min

O vice-Prefeito Luciano Kroeff (PPS) assumiu o lugar da prefeita Ivete Grade (MDB) durante as suas férias. Durante esse período surgiu boatos, mentiras, de que o vice estaria demitindo funcionários. No entanto, o que era uma suposta demissão feita pelo vice-prefeito foi, na verdade, uma exoneração voluntária. O secretário de Planejamento, Carlos Weber, pediu a saída e não o contrário. É por isso que a mídia batalha tanto para que notícias falsas não circulem. Para que vivamos num ambiente onde somente a verdade circule. Mas, às vezes, as famosas “rádios patroas” acabam por ser tão destrutivas quanto muita notícia falsa divulgada sem o menor pudor. Somos uma sociedade onde preferimos compartilhar as histórias antes de verificarmos elas. Imediatismo para sermos os precursores das novidades? Talvez. Mas ainda assim, verificar é a arma correta a ser usada e não o compartilhar.

FALANDO NISSO

A quantidade de informações falsas distribuídas pela internet e que já tive a tristeza, diga-se, de ouvir de pessoas conhecidas pela cidade é gigante. Eu como jornalista, como comunicador, fico triste em ver que as pessoas ainda deixam de procurar veracidade e credibilidade. Um jornal que tenta mostrar somente as notícias mais bem verificadas, ao fundo, acaba perdendo espaço para informações distribuídas sem responsabilidade, em massa, nos aplicativos de mensagens. Para nós, jornalistas, é uma afronta que a comunidade acredite no que o tio, do padrinho, do primo, enviou em corrente no WhatsApp e não naquilo que demandamos tempo e energia para verificar e então noticiar. Nosso trabalho é feito com profissionalismo e responsabilidade e vê-lo ignorado ou desacreditado, acreditem, não é nada bom.

CONVICÇÕES

Conversei com os vereadores da cidade, referente aos candidatos para presidente e governador. Ouvi de cada um suas justificativas para escolher A ou B, X ou Y, para governar Brasil e Rio Grande do Sul. O que me chamou a atenção, no entanto, foram as convicções de alguns políticos, inabaladas, independente de como os partidos optaram por votar. Independente de quem o partido optou apoiar, alguns dos vereadores decidiram por si próprios, com base em seus pensamentos pessoais. É interessante ver que muitos não seguem a onda, seguem seus pensamentos e vivências. Não estou criticando quem vota com o partido, mas acredito ser interessante enaltecer quem decidiu com base no seu individualismo.

ESCOTISMO

Hoje o grupo de escoteiros Jean de Lérry promove evento, um cerimonial, sobre o projeto “Crescendo para mais 50 anos de escotismo”. A iniciativa tem base no convênio da Fundação Banco do Brasil e tem como objetivo ampliar o atendimento para mais 60 integrantes, podendo aumentar o número de jovens atendidos. Atitudes e ações que auxiliam boas ideias são, de fato, muito importantes e devem ser enaltecidas. O trabalho ganha quando todos se unem em prol dele. Um parabéns ao Jean de Lérry e à fundação.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.