Coluna Dois Irmãos
As pesquisas e o comentário dos bastidores sobre os candidatos
Rumores fortes nos bastidores dão conta de que começaram as pesquisas da campanha eleitoral de 2020. E não é pesquisa com pegadinha para saber qual o melhor nome a vice na base aliada; é pesquisa com nomes a prefeito. O que é sempre “engraçado” é que dizem para não vazar quem fez a pesquisa e nem o resultado. Mas mal a pesquisa termina e todo mundo já sabe de tudo. Sempre a mesma história. Ou não?
NOMES
Temos especulado aqui alguns nomes a prefeito e vamos entrevistar a todos. Alguns até já deram entrevistas, como Jerri, Filipin e Adão. Outros são cotados ou sonham com a majoritária, nem que seja a vice, e aí a lista passa de 10.
Mas vocês vão lembrar que temos alertado ou especulado sobre o efeito Bolsonaro, se vai ou não vingar aqui – se é que me entendem – bem como a entrada de futuros novos partidos no páreo. E a prefeito, nada desta coisa de vice. Isso se chama, em linguagem moderna, de “outsider”. E aí estão os partidos do presidente Bolsonaro e governador Eduardo Leite.
COCHEIRA
E, de cocheira, bem que a gente poderia (por estar de férias e ausente) “entregar” os nomes dos candidatos. E ver o circo pegar fogo. Mas não o faremos. Nossa função não é interferir na política, apenas comentar, opinar e tal..
MAESTRO
O assunto acima continua amanhã – e já mudando (ou não) um pouco de assunto – alguns perguntam por que o Elony baixou a guarda e hoje é (quase) um defensor do governo, se já foi visto como sendo da oposição. Isso porque ele andou orquestrando os adversários na Câmara, tanto que se aliou à oposição em duas eleições para presidente. E venceu! Colocou Paulinho do PP e Sérgio Fink na presidência, o que demonstra sua força. Afora, o IPTU que reprovou e tudo mais! A dúvida é: Elony mudou porque ficou com medo de ser o próximo da fila a ser cassado pelo MDB (como Sérgio Fink quase foi) ou porque acredita que poderá ser vice do Jerri?
FILHO PRÓDIGO
O governo tem sorte que Elony deu uma de filho pródigo e voltou à casa. Do contrário, dos seis vereadores eleitos do lado da prefeita, ela já poderia ter cinco contra! E ter minoria na Câmara em uma época destas é perigoso, vide o caso do prefeito Wiliam em Lindolfo. Vamos ver até onde vai este quadro!
– Picada Café é a Cidade dos Lírios, Morro Reuter é a Cidade da Lavanda, e Dois Irmãos?
Amanhã a gente conta. E, se por acaso já contamos, vale repetir para não esquecer.
– A mensagem positiva do dia, do Michel Arruda: “Se você se acha infeliz…
Quantas pessoas exatamente neste momento estão em seu último dia de vida e tudo o que desejariam era mais alguns dias de para tentar mudar um pouquinho a própria história? Você tem tudo o que é necessário para ser feliz e sabe o que é! Reflita. Mas reflita mesmo”.