Conecte-se conosco

 

Colunistas

Asfalto entre Linha Nova e Nova Petrópolis é um passo a mais para o desenvolvimento turístico

Já havia comentado neste espaço como seria importante para um futuro turístico de Linha Nova o asfalto entre o município e Nova Petrópolis. Na sessão da Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis, uma sessão extraordinária, os vereadores aprovaram uma abertura de crédito especial para orçar a pavimentação da Rua dos Imigrantes, a rua que liga os dois municípios. O recurso para a obra virá do Estado e os prazos são curtos e o processo licitatório precisa iniciar o quanto antes. O valor a ser encaminhado pelo Estado é de R$ 600 mil para asfaltar um trecho de 1.190 metros. Uma vitória para os dois municípios e que beneficiará muito Linha Nova.

CPI

Foi instaurada a CPI para investigar as obras de pavimentação das ruas 25 de Julho e Emancipação. A solicitação foi aceita e a CPI instaurada na última sessão, duas semanas após o pedido. Cada bancada terá um representante: Luana (PT), Waldirena (PDT), Jorge (MDB), Éverli (PSB) e Elói (PTB) formam a comissão.

SONHO DAS 4 CANCHAS

A Sociedade Linha Nova receberá até R$ 80 mil para realizar o sonho de construir as quatro canchas de bolão. O projeto foi elogiado na Câmara, até mesmo pela oposição, que apenas comentou que poderia ter sido encaminhado antes. O sonho das canchas reformadas é antigo e ouvi falar dele em 2014, em uma das primeiras vezes que estive em Linha Nova. O bolão é um esporte muito praticado pelos linhanovenses e deve continuar assim por ser um desporto tradicional germânico, que carrega a cultura dos imigrantes.

INCENTIVO

Assim como concordo com a importância cultural e histórica do bolão, acredito que, como nas palavras da vereadora Luana, possa ser pensado em uma maneira de incentivar mais pessoas ainda a praticar. Uma ideia que imagino seria uma espécie de clube infantil e adolescente de bolão, levando as crianças a jogar desde cedo. Aí fica a critério dos bolonistas a ver como ficaria melhor, com bolas mais leves talvez. Um pequeno campeonato municipal para esta “categoria” também seria interessante e fomentaria o interesse desta nova geração em ser praticante do esporte. Seria uma maneira interessante de usar o novo espaço em prol de manter e aumentar os adeptos do esporte. Envolver crianças e adolescentes em atividades culturais e históricas sempre é uma boa maneira de preservar e fazer as tradições serem levadas para o futuro e assim, preservadas.