Coluna Estância Velha

Auxílio para a CDL, precisa?

07/11/2018 - 11h00min

Atualizada em 07/11/2018 - 11h09min

Está em tramitação na Câmara um projeto que prevê o repasse de R$ 70 mil para a CDL com o objetivo de auxiliar a entidade na premiação de Natal deste ano. Ivoti repassaria a mesma quantidade e a justificativa é o incentivo ao comércio local para girar a economia. Alguns vereadores se mostraram contrários à ideia durante a reunião da Comissão de Constituição e Justiça, afirmando que os valores para prêmios deveriam vir das empresas e lojas e não do Poder Público. Não é a primeira vez que eu vejo polêmica sendo iniciada por conta desse tipo de repasse. Já vi acontecer em outras cidades. São R$ 70 mil a serem utilizados em prêmios, material gráfico e outras questões referentes a uma campanha de incentivo ao comércio local, no entanto, acredito, há formas de dar esse incentivo sem precisar que se mexa em dinheiro público. No mais, esperamos que os vereadores pensem e vejam as melhores alternativas antes de votar o projeto.

O RESPEITO

Ficamos indignados de vez em quando, eu sei que eu fico diversas vezes sobre diversos assuntos. No entanto, temos que ter algumas condutas antes de tomar determinadas atitudes. Primeiro: a indignação deve ser ampla e aplacar tudo aquilo que faz da nossa sociedade algo ruim. Nada de indignação seletiva, nada de “mas isso não é tanto quanto isso”. É sim. Tudo que fere a sociedade deve ser tratado com indignação. Segundo: nada de faltar com respeito. Independente de quem sejam nossos “alvos” devemos sempre manter a cordialidade e o respeito pelo próximo, se perdemos isso, perdemos tudo e, principalmente, perdemos a razão. A vida em sociedade é difícil, complicada. Não é fácil lidar com as pessoas e com as situações, mas devemos manter a postura correta diante daquilo que nos atinge, afinal, não há outra forma de fazer. Somos responsáveis por cada palavra que sai da nossa boca, mesmo que não sejamos responsáveis pelo entendimento que os demais têm delas. Pensemos antes de falar. O cérebro é maior que a boca por um motivo.

APOIO

A decisão do Estado sobre o aumento de repasse de verba para o Hospital Getúlio Vargas ainda não saiu, no entanto, é muito interessante e até gratificante ver que, mesmo não podendo arcar com os custos, os municípios se ajudam para não perder a referência. Claro que eu sei que há interesse, no entanto, haver interesse em manter algo nem sempre foi sinônimo de lutar para que aquilo continuasse. As cidades que buscam manter a referência obstétrica em Estância Velha estão de parabéns pela batalha para manter um serviço tão básico em um momento que a saúde brasileira parece estar entrando em colapso em diversos lugares. Se a referência for perdida a situação ficará muito complicada e não é isso que se quer. A saúde pede ajuda e só cabe a cada um de nós apoiar e lutar por ela. Vá até seu vereador, peça para que ele entre em contato com algum deputado, faça sua voz ser ouvida. Use os caminhos necessários, lute. A saúde precisa de apoio para continuar.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário