Colunistas

Avenida, ausências e Semana Farroupilha

19/09/2019 - 09h40min

Algumas semanas atrás comentei sobre a municipalização da Avenida Presidente Lucena, que é também a VRS-865. Na ocasião, o prefeito Nack havia comentado do desejo de ir até o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER) para tratar do assunto. A questão voltou a ser tratada junto ao Estado, mas desta vez com a Secretaria de Transportes. O encontro ocorreu junto com o prefeito de Picada Café. As questões são as mesmas: melhorias e a liberação para o cuidado passar a ser do município. A demanda é de interesse da comunidade, uma vez que é a cidade quem pode cuidar do trecho dentro do município. Agora, como uma pessoa de fora, questiono: O município está preparado para realizar as fiscalizações necessárias? Manter a manutenção da via e apoiar as questões de segurança? A comunidade também tem interesse de pegar junto na questão? Indo além da cobrança de municipalizar o trecho?

É claro que tudo que está sob nosso controle parece ser melhor de operar. Mas é preciso estar preparado para isso.

SEMANA FARROUPILHA

É possível perceber que a Cultura do Gaúcho não é algo tão forte na Região. A raiz e a história do Colono é tão presente que o resto pode ficar um pouco de lado. Mesmo assim, as histórias e as características se misturam em algum ponto. Nesse sentido, acredito que é uma boa iniciativa do grupo Amigos Carreteiros de Presidente Lucena em montar um Acampamento Farroupilha na cidade. Mostrar para a comunidade que ainda existe um pouco da cultura campeira na região é algo interessante. Parabéns para os organizadores, aos apoiadores e a comunidade que participar das atividades. Quem sabe no próximo ano o evento não fica ainda maior?

A FINAL PERFEITA

O título deste tópico e a opinião a seguir são do colega Felipe Faleiro. Foi ele quem fez a cobertura da final da 1º Divisão. Abro o espaço para o comentário sobre o assunto. “Primeiramente, parabéns ao Salão Vogel, campeão da 1ª Divisão após vencer, na sexta-feira, 13, o Rodeio, por 2×1, em Picada Schneider. Esperava uma verdadeira final, com lances de perigo de ambas as equipes, e busca da vitória a todo momento. Sem dúvida, não me decepcionei quanto a isto. A crônica completa da partida está na edição de ontem. Pessoas com quem conversei no decorrer do jogo diziam que a final estava indefinida até os últimos segundos, e de fato foi o que aconteceu. O sucesso da final coroa um torneio bem organizado pelo Departamento de Desporto, na figura do coordenador Jaime Heilmann. Que venham, futuramente, mais belíssimas disputas como a da semana passada.”

SAÚDE

Esta semana a equipe da saúde divulgou o número de faltas em consultas agendadas em agosto. O número, se comparado a julho, caiu. 81 no mês passado e 95 no anterior. Contudo, ainda assim um número alto. Sendo breve, estas ausências causaram um gasto de aproximadamente R$ 4.050,00 aos cofres públicos. Indo mais além, é do bolso do cidadão que isso também reflete. Assunto para, mais uma vez, se pensar e ter atenção.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário