/www/wwwroot/odiario.net/wp-content/themes/zox-news/amp-single.php on line 77

Warning: Trying to access array offset on false in /www/wwwroot/odiario.net/wp-content/themes/zox-news/amp-single.php on line 77
" width="36" height="36">

Coluna Nova Petrópolis

Boa intenção

19/07/2018 - 11h00min

Atualizada em 19/07/2018 - 14h37min

Me lembro da manhã em que aconteceu uma reunião informal de autoridades na frente da Padaria Petrópolis, ao lado da RS-235. Lá estava o deputado Elton Weber e a vereadora Kátia Zummach com representantes da EGR. O objetivo era encontrar soluções e aumentar a segurança dos pedestres naquele lugar. Depois de um tempo, pintou-se aquela faixa de segurança na pista. Não demorou muito para que muitos começassem a constatar que aquela faixa não é adequada. É também a minha opinião. Quem duvida disso deve experimentar atravessar a rua naquela faixa e ver se é seguro…

BOA INTENÇÃO II

Não se trata de apontar o dedo para o deputado e a vereadora que fizeram o contato com a EGR. Eles agiram com base na necessidade de se ter mais segurança. Infelizmente a solução apresentada não foi das melhores. O lugar continua sendo problemático e tem pedestres sendo atropelados em cima dessa faixa. Eis o ponto. Algo diferente precisa ser feito.

O PROBLEMA

Eu sei que os motoristas deveriam andar mais devagar, que deveriam respeitar os pedestres na faixa, que aquela estrada já deveria estar duplicada, etc. Tudo isso procede, mas não é algo que se resolve por decreto. A realidade mostra que os motoristas aumentam a velocidade quando termina a avenida e como muitos não conhecem o lugar, acabam surpreendidos pela faixa de segurança. Outros motoristas, mesmo conhecendo o lugar, não param na faixa com medo de causar uma colisão traseira. O pedestre que resolve confiar na sensação de segurança que a faixa passa corre risco de vida.

PARECIDO

Problema parecido existe na frente da Fruteira Alpina. Em alguns horários é muito difícil (e perigoso) para o pedestre atravessar a rua nesse lugar. Já presenciei cenas assustadoras, como uma mulher correndo para atravessar a rua na chuva e com uma criança pequena no colo. Provavelmente uma faixa de segurança também não seja a solução para esse ponto. Mas as autoridades de trânsito precisam tomar alguma providência.

EGR

Sim, é a EGR que deveria deixar a rodovia mais segura. Mas é curioso o que se passa com ela. Tempos atrás a Prefeitura noticiou que a EGR não permitiu que o município fizesse as tão necessárias reformas no acostamento. Nos mesmos dias havia uma equipe fazendo medições de nível no trecho do bairro Piá. Perguntei a eles para que seria aquilo e a resposta: para fazer acostamento novo. Parece que a comunicação da EGR também precisa melhorar.

Sair da versão mobile