/www/wwwroot/odiario.net/wp-content/themes/zox-news/amp-single.php on line 77

Warning: Trying to access array offset on false in /www/wwwroot/odiario.net/wp-content/themes/zox-news/amp-single.php on line 77
" width="36" height="36">

Colunistas

BOM DIA, IVOTI – 06/12/24

06/12/2024 - 06h00min

Atualizada em 06/12/2024 - 10h03min

Francis Jonas Limberger

PARTE 2
A coluna de hoje dá continuidade ao tema do estacionamento na área central de Ivoti, já abordado ontem. A única certeza é que as dificuldades para encontrar vagas estão cada vez maiores e isso tende a impactar o comércio. O vereador Satoshi Suzuki propõe que o estacionamento seja limitado em 60 minutos no trecho central da Av. Presidente Lucena, semelhante ao tempo de 15 minutos que já existe na frente das farmácias. Na opinião do vereador essa medida resolveria o problema sem necessidade de cobrança monetária. A eventual fiscalização poderia ser feita pelo videomonitoramento, segundo ele.

COMPLEXO
Vejam que interessante e também como é complexo esse tema. Creio que Satoshi tenha razão ao propor a limitação de uma hora, ainda mais espelhando-se no caso das farmácias, que supostamente já funciona. Mas eu tenho dúvidas se o controle por câmeras seria suficiente ou até viável. Mesmo por vídeo, as mãos e os olhos humanos que operariam esse sistema também gerariam custos. De todo modo, aqui estamos simplesmente levantando hipóteses e dando opiniões. A questão central é que Ivoti tem que começar a se preparar para este assunto. O prefeito Valdir Ludwig muito provavelmente terá que tratar disse em seus quatro anos de mandato. É claro que eventuais mudanças irão demandar estudos técnicos e tudo mais. Mas a comunidade, e principalmente os comerciantes, também precisarão ser ouvidos.

EMPREGOS
Estão divulgados os resultados do Governo Federal sobre os resultados do mercado de trabalho em outubro. No caso de Ivoti, o saldo é levemente positivo, com o acréscimo de 9 empregos. Nossa região se caracteriza muito pela flutuação desses indicadores, alternando meses positivos e negativos. Esse fenômeno em si não é salutar, pois reflete a alta rotatividade da ocupação dos empregos. Em 2014 o Diário recebeu um prêmio estadual com uma reportagem especial que apontou esse tipo de situação nas empresas da região, e é visível que isso segue até hoje. Só para se ter uma ideia, esse saldo 9, que Ivoti teve em outubro, é o resultado de 414 admissões e 405 desligamentos. Exames admissionais, demissionais, rescisões… tudo isso representa custos. E estamos falando só de um mês. Para finalizar, a notícia boa: o saldo acumulado de Ivoti no ano é positivo: 254 empregos e mais de janeiro até outubro. Em 2023 o ano terminou negativo: menos 119.

Sair da versão mobile