Coluna Nova Petrópolis

Brigada Militar faz operação para coibir manobras proibidas na avenida

31/07/2019 - 11h23min

Ontem a Brigada Militar realizou uma operação para coibir as manobras proibidas e perigosas que os motoristas “distraídos” fazem nos cruzamentos da avenida. Pelas informações que recebi, mais de 10 foram multados no cruzamento com a rua Rio Branco. É uma boa amostragem para se ter uma ideia do tamanho do problema. Mas este numeral com certeza esconde outras duas ou três dezenas de motoristas que, ao verem a viatura da Brigada, resolveram obedecer às placas de sinalização. Sim, as placas existem em quantidade suficiente neste cruzamento. O problema está nos motoristas, inclusive os da cidade, para os quais essas manobras proibidas são totalmente inaceitáveis.

EXTREMOS

O trânsito da cidade pode ser dividido em extremos. Lugares como o cruzamento da Rio Branco, em que a sinalização existe e bastaria ser obedecida, e lugares deficientes como as rótulas, onde é impossível exigir um comportamento melhor dos motoristas.

DUAS OBSERVAÇÕES

Conversei com o tenente Marcelino Gava, da Brigada Militar, e ele fez duas observações dirigidas à comunidade: a primeira, de que qualquer pessoa pode ir até a Brigada Militar para relatar situações problemáticas no trânsito; a segunda, de que todos são responsáveis pelo bom funcionamento e segurança no trânsito, do motorista ao pedestre.

POR EXEMPLO

Falando com o tenente, eu mesmo já tratei de comentar sobre um ponto que está se tornando (mais) problemático. É a saída do Posto Shell. Como era de se esperar, o asfaltamento da rua Aldeia do Imigrante consolidou uma real alternativa à Av. 15 de Novembro, tornando a rua Pernambuco muito mais movimentada. É uma boa notícia. Mas o acesso à avenida precisaria ser melhorado. Quem sai da rua Pernambuco e quer ir para o bairro Piá tem sérias dificuldades.

O ÚNICO JEITO SEGURO

Ontem ouvi um motorista comentando que essa manobra (sair da rua Pernambuco e ir em direção a Gramado) é tão perigosa que ele prefere voltar pela avenida até a Galeria do Imigrante para fazer o retorno. O ideal seria que todos fizessem assim. Mas isso manteria a avenida lotada e o objetivo do desvio é justamente o contrário.

RUA ACANHADA

Parece que quando a rua Recife foi pavimentado não se tinha ideia de que aquela via se tornaria uma alternativa à Av. 15 de Novembro. As duas quadras mais próximas da rua Pernambuco são bem acanhadas e não comportam tanto trânsito quanto, por exemplo, a recém-asfaltada rua Aldeia do Imigrante.

CONSELHO DE TRÂNSITO

Com novos integrantes nomeados na semana passada, o Conselho Municipal de Trânsito se reunirá hoje. Um presidente será eleito. Falar que o órgão tem muitíssimo trabalho pela frente seria chover no molhado. A comunidade tem muita esperança no trabalho que hoje se inicia.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário