Colunistas

Caderno de Hortêncio vem aí!

06/12/2019 - 11h30min

Atualizada em 06/12/2019 - 14h11min

No próximo dia 20 o Diário lançará o caderno especial de 31 anos de São José do Hortêncio. Convidamos a todos a prestigiarem este momento de comemoração, homenageando o município, sua comunidade e sua história.

EIN PROSIT!

Foi aprovado na Assembleia Legislativa o projeto que inclui Hortêncio, além de Caxias do Sul e Farroupilha, na Rota das Cervejarias. A nova lei pode trazer benefícios para a comunidade, por figurar em uma rota turística que está em franca expansão. Isso, claro, pode dar impulso a políticas públicas de desenvolvimento no setor e, por que não dizer, um estímulo aos cervejeiros da região.

INCREMENTO NA EDUCAÇÃO

A creche Sonho Meu, que tem menos de 10 anos de atividades, terá um investimento de cerca de R$ 600 mil, para a construção de uma nova estrutura de dois pisos. A medida, claro, serve para zerar a fila de espera, que já é considerada pequena. Mas as demandas na Educação não param por aí: a Escola Leocádia Becker de Arroio Bonito e a São José também passaram por reformas. Crianças bem assistidas é sinônimo de pais tranquilos.

RECOLHIMENTO ELETRÔNICO

Entre hoje e amanhã, o município organiza mais uma campanha de recolhimento de lixo eletrônico. Uma ótima oportunidade de se livrar de computadores, televisões, baterias, celulares, cabos e demais materiais elétricos. Os pontos de coleta são na Prefeitura, escolas municipais e na estadual.

NOVAS PONTES

Mais uma novidade que pode trazer alento a comunidade, especialmente em pontos do município que sofrem com enchentes. Foi realizado o levantamento ambiental na Rua 60 e Avenida A, no trecho que sai para a Rua J em direção às propriedades rurais. O intuito do estudo é viabilizar a construção de duas pontes, que possibilitará um novo escoamento rural por estradas vicinais.

O CAMINHÃO

A história é no mínimo curiosa. Há cerca de um ano, um caminhão novo está parado no pátio da Prefeitura, sem ser utilizado. O motivo? Havia uma verba destinada para aquisição do veículo através do MAPA (Ministério de Agricultura), a qual nunca foi de fato liberada. O caminhão seria repassado para uso do Sindicato Rural em diversas demandas diárias, como levar sementes e insumos para os agricultores. O que será feito do equipamento? Por hora, uma incógnita. Mas, infelizmente por enquanto, terá que ficar lá parado. Coberto com uma lona. Depreciando!

CEDÊNCIA? NÂO

A Escola Alfredo Oscar Kiefer, como todos sabem, é estadual. O prédio, no entanto, pertence ao município. Mas o ginásio é do Estado e está em mal estado de conservação, especialmente o piso. O Estado quer ceder este espaço para o município, porque não dispõe de meios ($$$) para reformá-lo. O prefeito, no entanto, não quer a cedência, mas sim a doação no papel! Tudo registrado, timbrado e documentado. Egídio não é bobo e age de forma correta.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário