Colunistas

Câmara Municipal de Ivoti é novamente a mais econômica da região

26/03/2018 - 11h00min

Parabéns a Câmara Municipal de Ivoti por ter sido de novo a Câmara mais econômica da região. Só que devagar com o andor. Vamos nos debruçar sobre a metodologia adotada pelo jornal NH que faz a pesquisa há muitos anos. Olhando por cima vi que o cálculo é feito baseada no orçamento do município e o de Ivoti ficou em 42 milhões. Só que o orçamento de Ivoti passa longe dos 70 milhões. Não sei donde tiram o valor do orçamento. A metodologia mais correta no meu ponto de vista seria fazer o cálculo tomando como base a população ou o número de eleitores. Da forma como é feito o cálculo acho que não está certo. Cometem-se muitas injustiças com outras Câmaras Municipais. De qualquer maneira não tira o mérito da Câmara de Ivoti. Apesar de todo o esforço do presidente do ano passado, graças a Deus Ivoti conseguiu se manter em primeiro lugar. Só não entendi uma coisa. Na foto que o NH publicou com todos os vereadores aparece também o prefeito Martin Kalkmann. O que o prefeito tem a ver com o Legislativo?

RESPONSABILIDADES

Com relação ao engessamento do município no que diz respeito a instalação de empresas e a própria permanência das que aqui estão, o papel da Câmara Municipal está sendo muito relativizado. Na verdade, os vereadores têm tanta ou mais responsabilidade nisso que o prefeito. O chefe do Executivo é o principal responsável, mas os vereadores no mínimo são corresponsáveis. Afinal, eles representam a população de Ivoti, que confiou neles para representá-los. Mas eles agem quase sempre como se nada fosse com eles. Por exemplo, o diretor da Autarquia Água de Ivoti foi demitido pelo prefeito por absoluta incompetência. Ele mandou fazer um novo logotipo para a Autarquia. Não serviu o que tinha antes dele assumir, uma típica atitude de órgãos públicos quando os caras não tem o que fazer e matam o tempo inventando este tipo de insignificâncias. Não tem cabimento estas coisas acontecerem aqui em Ivoti. Agora querem chamar o atual diretor da Autarquia para vir dar explicações na Câmara de Vereadores. Tem tanta coisa mais importante para usar como motivo a fim de convocar o diretor da Autarquia que não dá nem para acreditar que vão chamá-lo só por isso. Por exemplo, contrataram tanta gente que não tem mais lugar para abrigar todo mundo. É bem verdade que as instalações são pequenas. A metade deles não tem o que fazer. Dá vontade de chorar com uma desgraça dessas. O povo que paga a conta, sempre é preciso repetir isso. E a Autarquia está entupida de gente porque a Câmara Municipal autorizou a realização de concurso público para contratar até advogado. A Corsan não tinha nem meia dúzia de funcionários aqui. É triste ter que admitir isso depois de tanta luta para sermos donos do nosso próprio nariz.

CONFIANÇA

Muita coisa que aconteceu aqui podia ter sido evitada pelos vereadores. A existência dos três poderes é justamente esse, o peso e o contra-peso, para haver equilíbrio entre eles. O Legislativo legisla e o Executivo executa. Há leis absurdas sendo usadas aqui em Ivoti, que os vereadores deveriam conhecer e tomar as devidas providências. Eles não podem mais se omitir. Se existem vereadores mais humildes e sem condições para fazer isto, tem alguns que podem exercer perfeitamente o seu papel. Temos que exigir mais deles também.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário