Coluna Hortêncio
Cândido Nascimento – 03/02/2023
CONFERÊNCIA
Na próxima quinta-feira, dia 9, das 13h às 17h, acontece a quinta Conferência Municipal de Saúde, no CTG Estância do Hortêncio. O tema central da edição desse ano é “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia – amanhã vai ser outro dia”. A participação da comunidade é fundamental para garantir que sejam copiladas propostas e demandas para fazer do SUS uma ferramenta cada vez melhor. Haverá plenária de abertura do evento, uma palestra com Bárbara Spaniol, rodas de conversa, apresentação de propostas e plenária final, com eleição de delegado.
BEM-ESTAR
Na manhã de terça-feira, 31, aconteceu o último encontro de janeiro de 2023 do programa Dança e Bem-Estar na Comunidade. Esse encontro faz parte do projeto Saúde nas Férias e é coordenado pelo Naab Saúde Mental e Secretaria de Saúde. Os encontros aconteceram em Capela do Rosário, Campestre, Arroio do Bonito e Centro. Cerca de 35 pessoas participaram. Na oportunidade a comunidade participou de atividades recreativas e socialização sob a tutela de profissionais da saúde. Segundo a secretária de Saúde, Verônica Koch, foi um projeto novo e que será aperfeiçoado, devendo ser ampliado em 2024. de acordo com ela a questão da saúde mental e física estão interligadas. O programa terá continuidade neste mês de fevereiro, com a temática Carnaval.
A OUTRA PONTE
Na tarde de quarta-feira, 1º, o prefeito em exercício Maurício José Heck, o prefeito de Presidente Lucena Gilmar Führ e os secretários de Obras de São José do Hortêncio, Juliano Hanauer e Presidente Lucena, Carlos Henrique Schaefer (Kol), reuniram-se na divisa dos dois municípios para definir as obras emergenciais de manutenção da segunda e maior ponte de ferro sobre o Rio Cadeia. O objetivo principal desse serviço é realizar a manutenção é fazer a troca dos pranchões de madeira que estão danificados, corroídos pela ação do tempo. A vereadora Sônia Rodrigues falou na Câmara recentemente sobre os pranchões soltos e o perigo que isso causa.
TRÂNSITO
Enquanto as obras estiverem sendo executadas o trânsito de veículos ficará totalmente interrompido. Durante o período poderá ser usada a ponte entre Capela do Rosário e Linha Nova Baixa para trafegar entre os dois municípios, sendo a via para quem queiser subir também para Linha Nova Alta. Se a troca dos pranchões não for concluída nesse sábado a finalização se dará no sábado, dia 11.
ESTADUAL
Depois de quatro anos sem uso, devido aos problemas no piso, o ginásio do Instituto Estadual Alfredo Oscar Kiefer, recebe reforma. O investimento éde R$ 651 mil, com previsão de quatro meses para concluir. Agora o ginásio pertence à municipalidade, após cedência do Estado. Será trocado o piso de parquet para laminado. Haverá troca das esquadrias, pintura, instalação elétrica, melhorias nos banheiros, com adequações ao PPCI e acessibilidade.