Coluna Lindolfo Collor
Cândido Nascimento – 06/06/2025
AÇÃO CONJUNTA EM BRASÍLIA
O prefeito Gaspar Behne representou não só Lindolfo Collor, mas também foi a Brasília como presidente da Associação dos Municípios do Vale Germânico (Amvag), na semana passada. Com ele foi o assessor do deputado Issur Koch, Ramon, e mais oito secretários de Saúde da Região, incluindo Sara Bohn, da Secretaria da Saúde local.
DEMANDAS
No Ministério da Saúde foram verificados diversos programas que atendem o setor e os empenhos de recursos para Lindolfo Collor e os demais Municípios da região, pois são 14 que integram a Amvag. Entre as demandas está investimentos no Programa Saúde da Família (PSF). especificamente para Lindolfo já chegaram R$ 2 milhões para a duplicação do posto de saúde, mas a ideia é captar recursos para a aquisição de equipamentos para o setor.
EDUCAÇÃO
No Ministério da Educação existem muitos projetos já cadastrados e é importante acompanhar o andamento dos mesmos. Já existe um pedido para trazer recursos para ampliação de escola e construção de mais uma creche para Lindolfo. Será a quinta, pois já existem três creches do Município e uma particular que atendem a demanda atual.
TURISMO
No Ministério do Turismo foi verificado em que estágio está a liberação de recurso para a reforma da Casa Enxaimel existente no centro, próximo ao curtume. Também está lá um pedido para construção de uma Rua Coberta e outro para implantar uma nova Praça Municipal de Esportes. E na Cultura foram averiguados projetos junto ao PAC.
RELAÇÕES
Na Secretaria de Relações Institucionais, junto ao Palácio do planalto, o presidente da Amvag agilizou maneiras de obter mais recursos para os municípios que compõe a associação regional de municípios.
FROTA
Devem chegar em breve mais três veículos para compor e melhorar a frota do município, nos diversos setores. Vêm duas Spin, sendo uma para a Secretaria da Educação e outra para a da Saúde. Também deve chegar uma nova ambulância para transporte de pacientes do Município aos hospitais da região. Dessa van já foi feita a licitação.
FEITORIA
Com as últimas chuvas se verificou que a água não atingiu os moradores da Vila Nova esperança (antiga Vila Sapo). Isso é graças ao desassoreamento do Rio Feitoria, onde já foram alcançados com a retirada de material cerca de três Km, o que representa a metade da área a ser limpa. O lodo e a madeira retirada do rio estão sendo levados para uma área determinada, com o descarte ecologicamente correto.
PAPEL
Como presidente da Amvag, o prefeito Gaspar está fazendo um belo papel em prol da região. Recentemente esteve na EGR e conquistou a instalação de duas lombadas eletrônicas para o acesso à rua Bento Gonçalves e retorno à Feevale. Ele também quer uma duplicação na divisa de Estância Velha com Ivoti, onde há anos ocorrem acidentes fatais.