Coluna Hortêncio
Cândido Nascimento – 08/09/2023
NA EXPOINTER
Estive no Pavilhão da Agricultura Familiar da Expointer e pude visitar os estandes de representantes do Município na maior Feira Agropecuária da América Latina. Vi por lá as plantas vendidas do Evandro Flores, das Capela do Rosário. Também observei a visitação do espaço da Agroindústria Schons, que levou as suas rapaduras para expor e vender ali. Outro amigo que visitei ali foi o Jairo Knob, da Knob’s Haus, e a sua variedade de geleias, incluindo as sem adição de açúcar.
MAURÍCIO
Nosso amigo e vice-prefeito José Maurício Heck e sua companheira Noêmia Silvia Lippert (de Picada Feijão/Ivoti) estiveram na Expointer no sábado, dia 2. Além da visita aos pavilhões de negócios, o casal circulou no pavilhão da Agricultura Familiar, onde São José do Hortêncio contou com os três representantes, que apresentaram a boa qualidade, variedade e o sabor dos seus produtos. Levaram uma mostra do trabalho desenvolvido no Município para milhares de visitantes que passaram pelo espaço.
RETROESCAVADEIRA
Uma retroescavadeira foi utilizada para que os estudantes da escola do Campestre pudessem voltar para casa no final da tarde de segunda-feira. Como a água subiu e cobriu a Estrada Exaltação da santa Cruz, o ônibus escolar não pôde passar. Por causa disso a secretária de Educação Mônica Reichert Weyh solicitou à Secretaria de Obras uma retroescavadeira que conduzisse as crianças de volta às suas casas com segurança.
PREOCUPAÇÃO
Além dos produtores rurais que ficaram preocupados que a água atingisse suas plantações, o que aconteceu mas não como foi da outra vez. Também moradores de áreas atingidas ficaram de orelha em pé. Uma moradora contou que recebeu doações de móveis e fogões após ter perdido tudo por causa do ciclone extratropical.
MEIS
Desde o dia 1º de setembro os Micro Empreendedores Individuais (MEIs) prestadores de serviços precisam emitir suas notas pelo sistema eletrônico. O acesso é pelo portal https://www.nfse.gov.br/EmissorNacional/.
POSITIVO
O saldo de empregos do Município é positivo, segundo o Cadastro Geral de Empregos (Caged, que apresenta os resultados do mês de julho passado. Foram 42 admissões em empresas locais, sendo efetuados 27 demissões e havendo um saldo positivo de 15 empregos. Foi um dos poucos municípios da região com saldo favorável ao emprego.
ENCAMINHADO
Enfim tudo está se encaminhando para a finalização da documentação do Distrito Industrial. Falta um documento para isto acontecer, e basta a assinatura da prefeita Ester para concluir o assunto. São sete lotes, sendo que três empresas já existiam no local, uma de tintas, uma de artefatos de cimento e outra de móveis. Houve a Chamada Pública para mais quatro empresas, se habilitando uma de solados de chinelos, uma serraria, uma de móveis e outra de tapetes de couro.