/www/wwwroot/odiario.net/wp-content/themes/zox-news/amp-single.php on line 77

Warning: Trying to access array offset on false in /www/wwwroot/odiario.net/wp-content/themes/zox-news/amp-single.php on line 77
" width="36" height="36">

Coluna Presidente Lucena

Cândido Nascimento – 10/05/2024

10/05/2024 - 08h15min

Atualizada em 10/05/2024 - 10h53min

A MAIOR DE TODAS

Esta é a maior enchente desde 1941, sendo, portanto, 83 anos que algo assim não acontecia. Rios transbordaram invadindo casas, comércios e indústrias, levando estruturas e desabando morros, bloqueando estradas e ceifando vidas.
As chuvas trouxeram problemas para a maior parte dos gaúchos, e já são 425 municípios atingidos, afetando 1,47 milhão de pessoas, desalojando 164.583 moradores, causando 107 óbitos e 374 feridos. Em abrigos estão 67.542 pessoas.

ROÇAS

Segundo dados da Secretaria Municipal da Agricultura, foram mais de 20 produtores atingidos nas suas plantações. A chuva derrubou os pés de milho. Se os produtores juntaram esse milho e moeram ainda deu para tratar o gado. Caso contrário, não é possível fazer silagem. Mas também houve perda de roças de alfaces para os quer plantam, às margens do Rio cadeia, sendo atingidos produtores da Rua dos Fazendeiros (atual Por do Sol, antigo Arroio dos Ratos) e da Linha Nova Baixa.

SOLIDARIEDADE

Unidos a um batalhão de voluntários do RS e do país, moradores de Presidente Lucena estão fazendo marmitas para distribuir às famílias atingidas pelas enchentes desde Lindolfo Collor, Novo Hamburgo, São Sebastião do Caí e São Leopoldo. Também estão sendo reunidos agasalhos, calçados e colchões para serem distribuídos aos flagelados.
Cada um fazendo a sua parte já é um raio de luz que brilha em cada coração, movido pelo impacto que toda essa destruição causada pelas chuvas gerou no RS. São gestos anônimos que dão força e geram uma esperança para todos aqueles que perderam tudo tenham um alento para continuar vivos, esquecer a dor das perdas de vidas e do sofrimento e buscar reconstruir a sua própria história.

ISOLADOS

Entre seis e sete famílias ficaram completamente isoladas na Vila Rica, após romper uma barreira do morro e bloquear a principal estrada da localidade. Nesta semana a equipe da Secretaria de Obras trabalhou intensamente, segunda e terça, para fazer o desbloqueio utilizando uma máquina PC e caminhões caçamba para levar o material a um terreno da Prefeitura.

FENDA

Abriu uma fenda em uma rua de acesso à propriedade da Família Lanius, no Morro do Pedro. O local recebeu um aterramento neste início de semana parta sanar esse problema e recompor essa estrada. Se não fosse resolvido logo o problema poderia piorar, mas a equipe das Obras também se “puxou” para realizar mais essa tarefa.

ACÁCIA

Permanecem abertos nos próximos dias os pedidos para quem quiser plantar acácia em sua propriedade. Isso é possível através de convênio com a empresa Seta, de Estância Velha. Basta ir à sala da Secretaria da Agricultura e fazer a solicitação das mudas.

REBANHO

Possivelmente haverá um adiamento do prazo para que os produtores façam as suas declarações de rebanho junto ao setor da Prefeitura, que repassará informações para Inspetoria Veterinária.

Sair da versão mobile