Coluna Lindolfo Collor

Cândido Nascimento – 11/08/2023

11/08/2023 - 10h04min

Atualizada em 11/08/2023 - 10h36min

O PRAZO DA PONTE

Pelo que constatei o prazo para a conclusão da ponte da divisa de 14 Colônias com o Campestre, São José do Hortêncio, foi esticado mais uma vez. Tem que ser retirado todo o madeirame das laterais, colocar pedras e aterro e concreto na cabeceira de um lado e concretar o outro lado, além de colocar os guard rails. Teve a questão das últimas chuvas. E ainda tem os 30 dias de “cura”, ou seja, vai setembro a dentro para inaugurar a obra. Na placa está a conclusão em julho. Mas a promessa foi terminar em dezembro, depois para maio e aí vai. Aguardemos setembro.

CONCRETO

Uma moradora do Campestre comentou que no Edital saiu que só a concretagem do lado do campestre vai custar R$ 50 mil. Um antigo morador disse que muitas pessoas utilizam a ponte e que ela já deveria estar pronta, mas que a sua preocupação é com quem realmente precisa usar diariamente e não vê a hora de tudo estar pronto, para não ter que fazer um retorno de mais de 20 quilômetros.

PROGRAMA COMPLETO

A Secretaria Municipal da Agricultura vem prosseguindo com o seu “Programa de Apoio à Agricultura”, que e é instituído através da Lei de Incentivo Municipal da Agricultura. Para mim está como um dos mais mais completos programa de apoio da região, com pelo menos, 16 subprogramas. Para a secretária Viviani Prass Bervian, esse programa é a sua “menina dos olhos”, ou seja algo encarado com muito carinho e determinação pela sua importância.

BENEFÍCIOS

São benefícios referentes ao repasse de óleo diesel, mudas de árvores frutíferas e de acácia, sementes de milho, adubo e ureia. Quanto aos serviços estão o uso de trator agrícola, retroescavadeira, trator esteira e máquina hidráulica, incluindo ainda o incentivo para construção de aviários e para auxiliar na colheita do milho. Outros incentivos como fornecimento de plásticos para fazer canteiros, alevinos e transporte de calcário, pedidos de saibro.

AGOSTO LILÁS

O Cras do Município está divulgando nas suas redes sociais sobre o Agosto Lilás. Em 2022 foi aprovada uma Lei no Município que reconhece o dia 7 de agosto como marco da luta contra a violência doméstica. A data também faz referência à Lei Maria da Penha, sancionada em 7 de agosto de 2006. A orientação é que os casos de violência doméstica sejam denunciados.

MINUANO

Aconteceu no último domingo, dia 6, a 23ª Cavalgada do Minuano, com a participação de aproximadamente 150 cavalarianos (e também prendas) e seus cavalos. A saída foi de Santa Maria do Herval, passando por Dois Irmãos e Ivoti e chegando até a Capivarinha, no CTG Capivarense. Ali todos os participantes confraternizaram com um café. Segundo o patrão, Tiago Novaz, em 2024 a cavalgada sairá de Lindolfo Collor. O trajeto ainda será definido.

Sair da versão mobile