Coluna Linha Nova

Cândido Nascimento – 12/01/2024

13/01/2024 - 10h07min

BÔNUS

Foi realizada no início desta semana a entrega dos Bônus Agrícolas para 30 produtores que receberam os maiores valores bônus, correspondentes a 10% do retorno do ICMS gerado no exercício de 2021. A entrega simbólica ocorreu na segunda, 8, no Centro de Convivência. Contou com a presença do prefeito Henrique Petry, do secretário de agricultura, Cristiano Nienov, e do secretário da Fazenda, Jônatas Weber.

FOMENTO

Um total de 252 produtores foram beneficiados com o Programa de fomento Cresce Mais Agricultura, correspondente ao exercício de 2021. Já para o próximo ano, que corresponderá ao exercício de 2022, a perspectiva é que o número de beneficiados deverá dobrar. O prefeito Henrique comemorou a conquista. Segundo destaca, é um momento de agradecer e valorizar os produtores através desses incentivos.
O secretário da Agricultura, Cristiano Nienov, também destacou a importância de valorizar o setor agrícola, lembrando que o bônus é uma das formas disponíveis de promover essa valorização aos nossos produtores. Jônatas lembrou a saúde financeira do Município, destacando que o retorno será ainda maior.

BENEFÍCIOS

O assessor da Secretaria da Agricultura, José Osmar Bohn, citou os benefícios. Subsídio Integrado; Mudas Frutíferas; Construção de Estufas; Recuperação e Conservação do Solo; Abastecimento e Captação de Água; Acessos as propriedades rurais; Troca-troca de Sementes; Cadastro de Inscrição Estadual Rural;

ENTORNO

Estão a mil por hora as obras do entorno da Prefeitura. O local receberá a retirada de vegetação e aterro, terá trilhas, churrasqueiras, pergolado, academia ao ar livre, estacionamento para motorhome e cercamento. O projeto vaio englobar um recurso de R$ 2,5 milhões. O detalhe é que as obras estão sendo feitas 100% com recursos próprios do Município de Linha Nova. A empresa responsável pelos serviços é a Telar Telas, de Campo Bom.

LIBERAÇÃO

Está nos trâmites finais a liberação do último dos cinco projetos para acontecer a instalação das placas solares que servirão para abastecer com energia limpa (solar) os prédios do município. O objetivo é gerar economia. O valor da obra será em torno de R$ 2 milhões, e o pagamento das prestações vai equivaler ao que já é pago mensalmente pela energia elétrica gerada pelos locais da municipalidade.

É CRIME

Se é crime previsto em lei maltratar os animais, então imagina matar animais por tiro de espingarda municiada com chumbinho, ou mesmo dar veneno a cães e gatos. E foi isso que aconteceu com os animais de duas moradoras do Morro Grande. Só uma mulher teve 20 gatos mortos dessa forma cruel nos últimos meses e anos. Só sobraram dois gatinhos de um total de 22, e houve a perda de duas cadelas. Vale o alerta a todos para que atos desse tipo não ocorram mais.

Sair da versão mobile