Coluna Lindolfo Collor
Cândido Nascimento – 22/11/2024
PREFEITO NA CÂMARA
O prefeito Gaspar esteve na Tribuna da Câmara na quarta-feira à noite para falar das demandas dos quatro anos e sobre a sua ida a Brasília, e citando as eleições em outubro passado. Observou que esteve no palácio do Planalto, na Secretaria de Assuntos Federativos, onde há valores pendentes, com valores a serem repassados e como está a prestação de contas junto ao Governo Federal, que está em dia. Foram encaminhados ofícios junto aos deputados federais e aos três senadores gaúchos. “Fui muito bem recebido, e tive notícias boas no Palácio”, citou. Tem ambulância a ser paga, um novo anexo do posto de saúde. O STF trancou as emendas-pix, e Gaspar acredita que não deve ser prejudicada a vinda dos recursos para o Município.
ELEIÇÕES
Gaspar destacou que as eleições representou um ato de democracia. “As eleições foram bastante civilizadas, fizemos visitas em praticamente todas as casas. A gente demonstrou o trabalho e a comunidade nos deu quase 70% da votação, e recebi homenagens do Afonso Hahn do Progressistas, e dos prefeitos eleitos, sendo um dos com maiores percentuais de aprovação. A população reconheceu o nosso trabalho em conjunto feito com a casa”, afirmou. Parabenizou os vereadores reeleitos e os não-reeleitos. Citou os recursos destinados aos asfaltos e ao centro Administrativo, que deve ser entregue até janeiro.
CURVA
O prefeito lembrou a Curva do Larri, onde foi alargado na Av. Capivara, a iluminação no bairro Boa Vista, o alargamento na Estrada 48 Baixa. Ele citou que o funcionalismo ficou reduzido, com algumas licenças de saúde. Apesar disso muitas coisas básicas, como melhorias no sistema de canalização pluvial houve melhorias.
PROJETOS
Citou o projeto da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, que abrangeu a castração de animais em situação de rua, mas que possuem tutores. Também citou o Natal, que conta com o envolvimento da comunidade. Há casos de pedidos de calçadas que ainda não foram feitas, mas alguns recuos estão sendo feitos nos passeios públicos. Pinturas de faixas de pedestres e quebra-molas foram conquistas. Ele defendeu o diálogo com o legislativo, mas defendeu o “mea culpa”, afirmando que todos são sujeitos a erros, e que os erros devem ser reconhecidos e corrigidos. Alguns questionamentos foram feitos pelos vereadores sobre o posto de saúde e ginásio municipal, entre outros.
COGITADO
Gaspar está sendo cogitado para presidir a Associação dos Municípios do Vale Germânico (AMVAG), entre 16 municípios. A eleição será no início de dezembro, mas Behne garante que se for eleito será uma grande honra representar Lindolfo Collor.
ABELHAS
Foi realizado com sucesso no início da semana o 1º Seminário Municipal Estudantil das Abelhas Sem Ferrão. Segundo os organizadores, o brilho nos olhos das crianças recompensou o esforço de realizar o evento, que aconteceu do Centro de Educação em Agroecologia. Parabéns a todos pelo evento.