Coluna Lindolfo Collor
Cândido Nascimento – 28/07/2023
GILNEI PREFEITO
O vice-prefeito Gilnei Prass (Ninho) assumiu na segunda-feira a Prefeitura, em substituição ao prefeito Gaspar Behne, que entra de férias por um período de até 10 dias, e volta na próxima semana. O Gilnei é bastante empenhado em atender as demandas.
PONTE SECA
Ele esteve na obra de asfalto recém-concluída, em melhorias feitas pelo Daer na Av. Capivara (ponte seca) e na Vila Spindler, em cerca de 1,2 km de asfalto. Foram colocados 5 cm na camada de asfalto compactado.
Gilnei dará sequência às demandas já planejadas e que estão sendo, executadas pelas secretarias, principalmente nas Obras e na agricultura.
PREOCUPAÇÃO
Entre os principais problemas ocorridos com a passagem do ciclone extratropical pela região, e que repercutiu aqui no Município, estava a erosão ocorrida na ponte seca. O segundo problema foram as fissuras no asfalto na parte que passa pela Vila Spindler, logo após a Prefeitura.
REFORÇO
Por isso foi necessário reforçar com uma camada de asfalto compactado de 5 cm de altura. Gaspar conversou com o diretor Administrativo responsável pelo Daer, que estava em esteio, Ernesto Eischler. Ele foi muito prestativo e enviou o socorro necessário e equipes para solucionar os problemas nos municípios mais atingidos pelas cheias, entre os quais Lindolfo Collor e Morro Reuter. Como a Av. Capivara é uma VRS a responsabilidade é do DAER. Acho até que foi rápido para o departamento chegar com a solução desses estragos na estrutura viária.
LIVROS DOADOS
A Biblioteca Pública Municipal Jorge Miguel Erig recebeu recentemente doações de livros das escritoras Márcia Funke Dieter e Nívia Junges Martins. Ambas doaram obras literárias de sua autoria para compor o acervo da Biblioteca, além de doar também volumes de diversos gêneros. É uma bela atitude que elas tiveram, já que todo o acervo foi inundado pelas águas do Rio Feitoria. É a hora de recomeço, inclusive nesse importante setor, que dá subsídios aos estudantes nos seus aprendizados.
SEMINÁRIO
O Seminário Municipal de Educação, quer aconteceu na última sexta-feira, dia 21 de julho, com certeza marcou a vida dos professores, pelo testemunho da palestrante. A programação foi organizada por grupos no período da manhã: profissionais da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, serventes/merendeiras, nos quais aconteceram formações específicas para cada área de atuação.
TEACOLHE
Na parte da tarde, a programação foi para todos os profissionais, na oportunidade todos puderam conhecer o Programa TEAcolhe, que contou com uma palestrante especial: Eduarda Guerin. Eduarda, que é Autista Nível 2 de suporte, escritora, pintora, ilustradora e cantora, apresentou reflexões significativas. O momento foi mediado por sua mãe, Rosemeire Guerin e pela psicóloga do programa TEAcolhe, Priscila da Silva.