Coluna Hortêncio
Cândido Nascimento – 30/11/2022
NOVELA DA PONTE
Já faz nove meses desde que a ponte entre as localidades do Campestre e a de 14 Colônias, de Lindolfo Collor, começou a ser mexida. Ou seja, de um simples conserto dos pranchões de madeira, foi verificado pelas duas equipes das obras que a estrutura de ferro estava bastante corroída. Ante o perigo de cair algum caminhão ou máquina agrícola no Rio Cadeia, o local foi parcialmente interditado.
PEQUENOS
Inicialmente poderiam passar ambulâncias, veículos pequenos, motos ou mesmo pessoas de bicicleta ou a pé, que necessitavam transpor a ponte. Inclusive quem trabalha em algum dos lados da mesma precisavam passar com carrinho de mão. Como os canos que impediam a passagem de caminhões foram derrubados, houve a necessidade de trancar tudo. Só motos passavam, ou pessoas a pé, entre outros.
COMUNIDADE
Após a realização do laudo de um engenheiro de pontes, e dos orçamentos para se ter uma ideia de quanto custaria o total da obra, houve o encontro entre as duas Administrações, que avaliaram quanto caberia para cada município pagar. Ficou acordado entre a prefeita Ester Dill Koch e o prefeito Gaspar Behne, que Hortêncio pagaria cerca de R$ 850 mil e Lindolfo R$ 450 mil. A comunidade chegou a reclamar dos valores, considerando que deveria ser dividido ao meio. Contudo, a disponibilidade orçamentária do município vizinho era menor, arcamos com o valor a maior.
LICITAÇÃO
Foi feita a licitação e uma empresa foi desabilitada, sendo vencedora a Araújo Construções, de Santa Catarina, que trabalha com estruturas de ferro e de concreto. Os trabalhos iniciaram para fazer a coluna no meio do rio. Foram construídas as chapas de concreto e parte da estrutura de ferro foi retirada.
CARRETA
Na sexta-feira veio o guindaste que retirou as grandes barras laterais que colocaria esse material em uma carreta para o destino final. Ocorre que a carreta não veio e o guindaste foi embora. Agora, terá que ser aguardado um novo guindaste e a devida carreta para levar as barras de ferro embora. Depois começa a obra das cabeceiras da ponte e consequente colocação das chapas de ferro. Com isso, a expectativa da empresa é encerrar o serviço na ponte até o final do ano.
BLOCO
O bloco de produtor rural deve ser apresentado na Secretaria da Agricultura do município até o dia 28 de fevereiro de 2023 pelos produtores que já emitiram notas. Com base nessas informações será calculado quanto vai de repasse de bônus aos produtores familiares rurais. O valor a ser pago é de até 100% dos bônus em dinheiro, mas existe a opção de fazer compras em agropecuárias e no Sindicato dos Trabalhadores Rurais e madeireiras