Coluna Nova Petrópolis
Capítulo de hoje
É fácil antever que a sessão de hoje na Câmara de Vereadores terá a sequência destacada do tema do financiamento de R$ 14 milhões. Difícil é explicar o nó, ou os nós, em que se transformou esse assunto. A Câmara já autorizou a Prefeitura a fazer o empréstimo, mas, por enquanto, a Justiça proibiu a assinatura do contrato. O projeto novo que entrou na Câmara semana passada é meramente burocrático, em torno de algumas simples adaptações no Orçamento Municipal. Mas se esse segundo projeto for aprovado, não tem financiamento. Nem obras. Nem dívidas.
A DATA DA VOTAÇÃO
Quando o Executivo apresentou o primeiro projeto de lei, aquele que autorizava o financiamento, tinha certeza de que obteria a aprovação na Câmara. Tratou de apressar a votação o máximo que podia. Para o segundo projeto, essa certeza já não existe. Por enquanto ele ainda nem tem data para ser votado. E os vereadores dos dois lados não sabem ao certo quando é melhor votar. O certe é que não será hoje.
O JOGO VIROU?
Desde a aprovação do primeiro projeto houve muitas mudanças na Câmara. Os suplentes Pascoal Grings (PSDB) e Alexandre da Silva (PSB) deixaram suas vagas temporárias para as voltas dos titulares Nei Schneider (PSDB) e Rodrigo Santos (PSB). Essas duas mudanças não mantém o mesmo placar de antes. O que fez o jogo virar, pelo menos aparentemente, foi a licença de 30 dias pedida por Daniel Michaelsen (MDB), que votou à favor do financiamento. Em seu lugar entrou o suplente Egon Ackermann (MDB), que num primeiro momento se disse contra. Os demais vereadores contrários ao empréstimo estão fazendo as contas e talvez até lhes seja conveniente antecipar a votação. Estariam atendendo o pedido de pressa do Executivo, mas com o voto de Egon.
OUTRAS MUDANÇAS
Mais nomes novos se envolverão na discussão em torno dos R$ 14 milhões. Darlei Wolf (PSDB), que não é novo, mas estava de licença, retorna hoje, no lugar do suplente Paulo Heylmann (PSDB). O suplente Jorge Michaelsen (Progressistas) começa a substituir hoje o colega Oraci de Freitas (Progressistas), que assumiu a Secretaria de Obras. Na sessão da semana que vem, quando o projeto do financiamento já poderá ser votado, assumirá a suplente Renata Bandeira Guimarães (Professora Renata – PDT). Durante 15 dias ela ocupará a vaga de Cláudio Gottschalk (PDT).
MAIS QUE A METADE
Portanto, na comparação com o início do mês, quando o financiamento foi aprovado, agora a Câmara pode votar o assunto novamente com seis nomes diferentes. É mais que a metade da composição.
ATALHO ESBURACADO
Desde que a rua Aldeia dos Imigrantes recebeu asfaltamento, aquele trajeto passou a ser uma alternativa muito interessante para quem se desloca entre o centro e os bairros da saída para Gramado. O movimento naturalmente aumentou com essa melhoria na infraestrutura viária. Com mais movimento, a via formada pelas ruas São José do Caí, Aldeia dos Imigrantes, Recife e Pernambuco passa a requerer mais atenção. Essa atenção não existe na medida em que um buraco muito perigoso se mantém já há algumas semanas no encontro das ruas Recife e Pernambuco. E pior é que o buraco está escondido, pegando de surpresa os motoristas que sobem a rua Recife. Não dá para deixar assim, nem até amanhã!