Conecte-se conosco

Colunistas

Chipagem é um bom começo para resolver problema do abandono de animais

27/03/2018 - 11h00min

Atualizada em 13/04/2018 - 14h47min

A Secretaria de Meio Ambiente e Preservação Ecológica (Semape) começou um trabalho importante no controle populacional dos animais de rua. Com a chipagem iniciada mês passado, será possível monitorá-los e identificá-los com maior facilidade. Conforme dados da Semape, a cidade possui cerca de 25 mil cães e 5 mil gatos. É um número bastante expressivo e, por isto, a pasta tem trabalhado em políticas efetivas, além da castração. Porém, é preciso que os demais municípios da região também estejam empenhados e trabalhem de forma cooperativada. Penso que seria interessante um seminário para que estes assuntos entrem em debate e exista uma “atuação padrão” por parte do poder público local.

SEGURANÇA

A audiência pública que lotou a Câmara de Vereadores semana passada foi um grande recado. Os estancieneses clamam por respostas e nossos bravos policiais, guardas municipais e soldados, voluntários, ou não, do Corpo de Bombeiros também. Se o poder público não tiver como auxiliar financeiramente as corporações, poderá atuar na mediação. Enfim, é hora de soluções. O evento de semana passada foi um “start”. Agora, as ideias precisam começar a entrar em prática.

O FUTEBOL RESPIRA

Domingo, 25, o campo do Futebol Clube Estância Velha viveu mais uma decisão dos Jogos Comunitários. A partida entre Rincão e Guarani foi grande espetáculo para quem aprecia um confronto bem jogado, disputado e repleto de emoção. O resultado magro de 1 a 0 não reflete o que foi visto durante os 90 minutos. Porém, consegue expressar o equilíbrio do duelo. Decidido, como não seria diferente, no detalhe. O gol de pênalti marcado por Edmílson deu ao Rincão a taça de campeão do torneio mais importante de futebol do município. A equipe do bairro mais populoso de Estância Velha fez festa, foi até com carreata “para casa” celebrar o título com a torcida.
Outro detalhe chama a atenção na trajetória do Rincão, assim como a equipe vencer o torneio de forma invicta, mas que nas últimas três edições, em todas o clube figurou entre os finalistas. Além disso, nestes anos, em dois saiu com a taça. Para 2019, fica a pergunta: quem supera o Rincão?

PRÉ-CANDIDATOS I

<10> A eleição 2018 já começou e os movimentos políticos, por sua vez, estão a pleno vapor. Circulando pelo município, conseguimos vislumbrar figuras conhecidas do universo eleitoral “se chegando” à Capital Nacional do Couro. Os partidos são diversos. A região deve lançar um bom contingente de candidatos especialmente aos postos de deputado federal e estadual. Porém, quem anda dando as caras por aqui são os pré-candidatos com residência em Novo Hamburgo. Nos últimos dias, pedetistas e tucanos andaram conversando ao pé do ouvido com as lideranças locais. Neste ano, que tudo se desenha para uma eleição bem pulverizada, todo apoio é bem-vindo.

PRÉ-CANDIDATOS II

O pré-candidato ao Piratini e presidente estadual do PSDB, Eduardo Leite, fará visita ao município no mês de abril. Ele fará um “tour” pela região da Encosta da Serra, na qual seu partido possui algumas prefeituras e conversará com os seus correligionários tucanos.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.