Coluna Estância Velha

Chuva de problemas

02/10/2018 - 11h00min

Atualizada em 02/10/2018 - 11h00min

Em quatro meses, ontem, foi a primeira vez que vi o Centro alagar. Talvez já tenha acontecido em outros momentos, talvez quando eu não estivesse aqui, ou eu não tenha visto, mas a avenida Sete de Setembro teve um dos lados embaixo da água por alguns minutos. Foi pouco tempo, sim, logo a situação estava normal e a vida seguiu em frente, porém, não é assim que as coisas funcionam de fato. Deixar que esse tipo de situação aconteça é inadmissível para uma cidade que cresce, afinal, foi isso que aconteceu: a cidade cresceu. Estância Velha é muito maior do que quando ela nasceu, no entanto, alguns pontos do município não mudaram – praticamente – nada desde aquela época. Pensa-se no futuro, olha-se para ele, mas ainda deixam algumas coisas para trás nessa busca por estar à frente. A enchente vai pelo bueiro minutos depois de começar, mas e a cidade?

O CRESCIMENTO

Falando em crescimento, esse é um problema que acontece em diversas cidades. Cidades antigas com infraestrutura que não acompanhou o crescimento acelerado da população. Cresce-se muito na superfície, mas o subsolo não recebe a mesma atenção. Acompanhar o crescimento – muitas vezes – desenfreado dos municípios, é algo que precisa ser avaliado por todos os governos que chegam aos municípios. Pensar no que está abaixo da cidade também é responsabilidade.

ADOÇÃO

Sexta à noite tive a oportunidade de conversar diretamente com Graça e seu marido que adotaram Manuela. Há 15 dias a menina tem um novo lar e o casal uma filha. O processo, difícil, não diminuiu a vontade de ambos em ter uma filha, em serem pais. Como eles conseguiram? Com o apoio do grupo estanciense do Instituto Amigos de Lucas. Poder ver um grupo que apoia pais na busca por filhos. São pessoas que tiveram filhos a partir do ato de amor que é a adoção e, mesmo assim, decidiram ajudar outras pessoas a terem a mesma experiência, a tirar suas dúvidas, a entender a diferença entre aquilo que esperamos da adoção e o que, de fato, é. Coloco aqui, também, meu convite para as palestras mensais do grupo que ocorrem no galpão da Secretaria Municipal de Educação, na avenida Brasil, 1308. Todos que tiverem dúvidas sobre adoção, que quiserem entender sobre o processo e que tenham dúvidas podem fazer parte dos encontros. Todos são bem-vindos.

ESPORTES

Após os shows de gols do Municipal de Futsal, agora é a vez da Bocha ser o esporte de Estância Velha. Todos os sábados acontecem os jogos e é muito interessante ver um esporte tão diferente ganhando destaque. É para mostrar que os outros esportes também podem ter a chance de “brilhar”. O futsal deu alegrias, mas agora é hora de enaltecer as outras modalidades que também fazem parte do quadro de esportes do município. Quem quiser assistir, as partidas ocorrem em diversos pontos de Estância, todos os sábados. Neste dia 6, inclusive, acontece a terceira rodada da competição e estão todos convidados a prestigiar. Vamos enaltecer nossos atletas.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário