Colunistas

Coisas no devido lugar

18/09/2019 - 09h49min

Atualizada em 18/09/2019 - 09h49min

A Câmara de Vereadores de Ivoti já foi alvo de muitas críticas aqui desta coluna em 27 anos de existência. É claro que também muitas vezes foi alvo de elogios. No entanto, desta vez ela não merece só elogios. Ela merece muito mais, efusivos elogios. Elogios, elogios, elogios. Não porque atenderam o pleito daqui desta coluna, que defende o desenvolvimento da cidade. Mas, sim, porque atenderam o pleito da população. Ninguém defende o crescimento desordenado e de qualquer jeito. Defendemos aqui o direito dos empreendedores de empreender e dos trabalhadores de ter trabalho. Esta coluna sempre afirmou que, se a legislação não atende as necessidades da população, que se mude ela. Aqui em Ivoti mudaram o Plano Diretor do município para pior. Aliás, a par e passo com o que se fez no resto do país. Não se sabe como não conseguiram afundar o país. Fizeram de tudo, mas erraram em algumas coisas talvez e o Brasil resistiu. Agora está na hora de reconstruir. E Ivoti também entrou no caminho da reconstrução.

PADARIA

Vocês podem achar que não, mas se alguém quisesse construir um prédio para fazer e comercializar pão em Ivoti não podia. Até hoje, porque a Câmara Municipal acabou com este absurdo. No mapa do zoneamento está claro, por exemplo, que no bairro Jardim Bühler não se pode construir prédio para indústria. E como fazer pão é considerado indústria, não pode. Em alguns bairros até poderia. No entanto, neste caso teria que deixar um recuo de 8 metros e mais outro tanto na largura. Como não existe prédio com estas características na cidade, o empreendedor que quisesse virar padeiro não ia se criar na cidade por um ou outro motivo.

A QUEM DE DIREITO

Na noite de segunda, a Câmara Municipal chamou para si a responsabilidade e acabou com as distorções. Agora pode botar indústria em Ivoti respeitadas as especificidades. É claro que a Av.Presidente Lucena fica preservada. No entanto, no restante da cidade quem quiser empreender que arregace as mangas. Podem fazer pão e vender. Até agora só podia vender mas não fazer pão. Ainda falta muito para ser feito. Contudo, o começo foi feito.

LEGITIMIDADE

Alguém tem mais legitimidade do que a Câmara Municipal para dizer como será Ivoti hoje e no futuro? Não tem nem o Poder Executivo para determinar isso. Muito menos um Conselho Municipal de Urbanismo composto por pessoas indicadas pelo prefeito e que não tem nenhuma legitimidade para ter a última palavra. Podem continuar se reunindo mas não para dizer que rumo Ivoti vai tomar. Subsidiar os detentores de mandato sim. Mas não achar que tem a palavra final. Acima deles está o prefeito e a Câmara Municipal. Nos últimos dias fiquei me perguntando como foi possível erguer um monstrengo desses aqui em Ivoti. Como a vida real na verdade paira acima da letra fria da lei, as coisas acabam se corrigindo.

COMPOSIÇÃO

Outra coisa que não consigo entender. O Conselho de Urbanismo é formado por pessoas ligadas ao poder público e comunidade. Meio a meio. Porque tanto funcionário público num Conselho desses? Porque um membro da Metroplan, que até extinta foi por Sartori. Vem de Porto Alegre para participar do Conselho. Um outro membro mora em Canoas. E assim vai. Para ser vereador ou prefeito o candidato tem que residir no município. Porque não exigir que os conselheiros também residam em Ivoti. Graças a Deus, a Câmara Municipal colocou as coisas no seu devido lugar.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário