Coluna Nova Petrópolis

Coisas que só acontecem em Nova Petrópolis

01/03/2019 - 11h00min

Atualizada em 01/03/2019 - 13h49min

A edição de hoje do Diário vem acompanhada de um caderno especial do aniversário de 64 anos de Nova Petrópolis, ontem oficialmente comemorado, mas com festejos que se estendem até o domingo. No desafio de apresentar uma pauta diferente dos anos anteriores, a Jacqueline Nunes e eu optamos pela temática resumida em uma frase muito presente no dia a dia da cidade. Tem coisas que só acontecem em Nova Petrópolis. É uma verdade inconteste. Mas aí o detalhe: a famosa frase, que tem até grupo no Facebook, geralmente é lembrada quando acontece alguma coisa ruim. Um carro mal estacionado é o exemplo clássico. Mas a frase também tem atribuições positivas e o caderno que elaboramos nas últimas semanas se propõe a mostrar coisas boas. Por óbvio não conseguimos mostrar tudo, mas acreditamos que alguns exemplos dos mais significativos puderam ser apresentados. E, desta forma, parabenizamos a todos que fazem de Nova Petrópolis este município tão bom para se morar ou visitar.

TRÊS ANIVERSÁRIOS

Em nosso caderno os leitores perceberão que, além do próprio município de Nova Petrópolis, nesta semana aconteceram outros dois aniversários que merecem ser citados. Um foi o de 25 anos da Biblioteca Municipal, em 27 de fevereiro, com repercussão muito boa nos últimos dias. O terceiro, menos falado, foi o da revista “Sankt Paulusblatt”, publicada pela Editora Amstad e que no dia 26 de fevereiro completou 107 anos.

RESERVADAMENTE

Cada tema abordado no caderno ainda poderia ser muito mais aprofundado, tamanha é a riqueza destes assuntos. Mas infelizmente temos a limitação do espaço. No caso da revista “Sankt Paulusblatt” (pág. 7 do caderno) há um detalhe que não pode ser ignorado e que não combina muito bem com o caráter festivo que se pretende para o caderno de aniversário. Por isso, é abordado de forma mais reservada aqui na coluna. Trata-se da única revista regular em língua alemã editada no Brasil. Quando eu tinha seis anos, lá em São Pedro do Butiá, lembro-me do meu avô materno lendo esta revista. Era a única leitura dele. Naquela época a revista já era editada em Nova Petrópolis, como é até hoje. E, de forma surpreendente, hoje são apenas 30 assinantes no município, ao passo que a maioria deles se concentra no oeste catarinense. Uma publicação tão diferenciada e que há tanto tempo divulga o nome, a história e a cultura de Nova Petrópolis poderia ter um consumo interno maior, ainda mais em um município onde a língua alemã é tão importante. Fica o alerta.

NA PÁGINA 36

Como já comentado aqui na coluna há alguns dias, festa é o que não falta neste fim de semana. Juro que queria colocar algumas chamadas de eventos aqui na coluna, como geralmente é feito, principalmente os shows dos 64 anos de emancipação e a Festa Campeira do CTG. Mas é tanto evento que desta vez não vai dar. Então ficam todos convidados a conferir a agenda de eventos lá na página 37. É uma lista e tanto, digna do aniversário de Nova Petrópolis.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário