Coluna Dois Irmãos
Começo de Conversa
FILA DE CÂNCER AUMENTA 95%
O ministro Ricardo Barros confirmou para esta quarta, 28, a audiência para tratar da fila para tratamento oncológico na região. Quem nos deu a notícia foi o deputado Fixinha, onde a audiência ainda terá a Ana Amélia e deputado Molling. A que ponto chegamos: a fila para tratamento de câncer aumentou 95% na região. E isso é uma luta contra o tempo. Vamos ver se agora vai!
NÃO QUER CALAR
– Por outro lado, o governador Sartori avisou que pagará cento e poucos milhões dos quase meio bilhão que deve aos municípios. Não é uma vergonha?
– Se bem que há décadas o Estado está passando o abacaxi aos prefeitos, seja na segurança, na saúde e por aí vai. Você concorda?
CAMPO DE FUTEBOL X CRECHE
Lembram que há algum tempo levantamos uma lebre sobre o abandono daquele imóvel comprado pela Prefeitura no antigo Campo dos Birck, na av. João Klauck? Na época, o prefeito comprou para fazer um estádio municipal, mas ficou por isso. Questionamos o assunto e deu o que falar no Facebook. Muitos baixaram o nível, inclusive, dizendo que Dois Irmãos precisava de creche e não de campo, sentando o pau nos times festivos. Eu até argumentei que uma coisa não tinha nada a ver com a outra, que Dois Irmãos tinha condição de ter mais vagas em creche, era só fazer uma gestão melhor (inclusive cortar “aqueles” salários astronômicos), sem contar que a creche do Sesi estava fechada. Por outro lado, lembrei a velha frase do Ricardo, de que cada um real investido em esporte economiza três ou quatro reais lá na frente em saúde. Mas não adiantou, o povo xingou barbaridade!
– E o que aconteceu?
– Passaram-se alguns meses ou um ano e o que aconteceu depois de tanto xingamento?
– Aconteceu que a Prefeitura ainda não mexeu naquela área (onde sugiro um novo Global) e ganhamos mais vagas em creches e um “estádio municipal”. Em vez de uma ou outra coisa, ou uma creche ou um campo, ganhamos as duas coisas: a creche do Sesi, enfim, foi reaberta e o complexo do Sesi agora é municipal, é público! Parabéns à Prefeitura pela reabertura da creche Pequena Floresta, e, principalmente, ao protagonismo do Jerri na gestão das creches.
– O que quero dizer com isso? Como toda luta, todo debate precisa de um “fechamento”, uma análise final, então é hora de tirar uma lição positiva daquele embate. E a lição é que valeu a pena provocar o debate, valeu a pena as pessoas mostrarem a cara e a indignação no Facebook, mesmo para xingar o colunista. Em vez de usar o espaço para uma creche ou um campo de futebol, ganhamos os dois.
LIÇÃO POSITIVA
Viu só, sonhar não custa nada! E lutar vale a pena! Sem contar que ainda temos aquela área dos Birck criando mato, parada. Então, como já temos mais creches e um campo municipal, se quisermos, podemos construir lá na área dos Birck mais um projeto extraclasse, porém, voltado à área esportiva para despertar talentos na criançada. Esta é a minha sugestão, e, vocês sabem melhor que eu, que o esporte, assim como o tradicionalismo do CTG, não ensina só a praticar esportes ou danças culturais gaúchas, mas sim, ensinam nossos pequenos a serem gente!