Coluna Dois Irmãos
Começo de Conversa
ENTRE A CRUZ E A ESPADA
Na semana passada, citamos que o Léo Büttenbender não deve mais concorrer a vereador. Aí alguém nos alfinetou: o PSB local vai ter que escolher em 2020: “ou sai do governo para Léo ser vice ou prefeito, ou ficará fazendo sombra ao PP/MDB pelo resto da vida”. Eu discordo, acho que ainda há uma terceira opção: ver o Léo sair do partido e ir para outro, procurando o espaço que ele quer, seja na situação ou na oposição.
<SUB>DE 9 PARA 5. AGORA TEM 6?
– Falando em partidos, na eleição de 2012, tivemos vários. PT, PDT, PSB, PSDB, PRB e PCdoB de um lado. Do outro, PMDB (atual MDB), PP e PTB. Destes todos, na última eleição, em 2016, só tivemos o então MDB, PP e PSB, PT e PDT.
– Os nove viraram cinco. Mas para 2020, certamente teremos sete ou oito de novo. Para ‘começo de conversa’, o PTB está sendo recriado aqui.
– Certamente o PSDB vai ressurgir, pela enésima vez, já que Lucas Redecker vai concorrer a federal. E, com Marcel em novo partido, certamente o Novo vem aí!
– No decorrer da semana, falaremos mais sobre os nomes que os partidos têm para o pleito…
MARCEL
O anúncio oficial sai hoje, mas domingo à noite já tinha vazado a informação: Marcel saiu do PP e vai para o Novo. No passado já citamos aqui que Marcel poderia ir para o Partido Novo, e, se eleger-se, certamente vai beliscar uma vaga na majoritária para presidente da República por este partido em 2022. Escrevemos isso faz algum tempinho e alguns acharam que era uma ironia! Mas, agora, concretizada a troca, dá pra garantir que Marcel vai para o Novo como uma das estrelas do partido em todo o Brasil.
PICANTES
– Na quinta, 1º, o 7 de Setembro vai inaugurar a galeria dos ex-presidentes e depois o Toquinho (Altemir Camilotti) assume de presidente. Toquinho assume pela primeira vez, enquanto Claiton Sander de Oliveira faz seu último ato como presidente deste mandato, ele que já foi presidente anteriormente, seguindo os passos do pai, o saudoso Jaime de Oliveira. Bonita história e parabéns por valorizarem quem batalhou pelo 7, conhecido e respeitado em todo o Estado.
– O que será que aconteceu na Câmara na semana passada que a sessão não durou 20 minutos? Não vou nas sessões, mas ouvi esta pérola: melhor durar 20 minutos do que ouvir discurso repetido de alguns. Feito o registro!
– Aos que ficaram com dor de cotovelo pela vinda do Grizotti aqui fazer matéria positiva para o Fantástico, sobre o grupo de voluntárias do hospital, tenho uma informação lamentável. Sim, lamentável para estes, mas, maravilhosa para nossa cidade. Sim, mais uma vez, se tudo der certo, Dois Irmãos será pauta de uma matéria positiva na Globo. Sensacional!
– Ah, e, por outro lado, o deputado do MDB, Juvir Costela, vai sugerir que a Assembleia entregue medalha a todos os voluntários do hospital, pelo belíssimo trabalho. Tudo bem que os políticos adoram tirar uma casquinha de quem “está em alta”, mas a medalha é uma baita homenagem, convenhamos!
– Estes dias encontrei uma coluna do jornalista Clóvis Bastian, chamada Pinga Fogo, no jornal Nossa Terra Nossa Gente. Muito boa! Realmente pingavam fogo as especulações da política da época!
– A coluna enfatizava a disputa partidária. Aliás, bons tempos aqueles em que as pessoas eram disputadas pelos partidos, sempre tinha quatro ou cinco pré-candidatos a prefeito… Hoje, é o contrário, não são partidos que correm atrás de pessoas boas, mas as pessoas que fogem dos partidos e da política!
– A mensagem positiva do dia: “Tudo o que somos é resultado do que pensamos; está baseado em nossos pensamentos e está feito deles”. Para quem vive reclamando ou chorando as pitangas, é claro que tudo de pior lhe acontecerá. Aliás, podem ver que uma estrada boa, sem buracos, permanece mais tempo sem buracos, mas a estrada esburacada, cada vez mais estará com mais buracos…