Colunistas
Estância Velha
COLETA DE LIXO
Parece que finalmente chegará no último capítulo a novela: serviço de coleta de lixo em Estância Velha. No dia 19 de março ocorrerá a entrega dos envelopes por parte das empresas interessadas em prestar o serviço na Capital Nacional do Couro. A licitação, por sua vez, está em andamento e próxima da etapa derradeira. Enquanto isso, a TRV Transportes segue como responsável até o término do processo licitatório.
Os trâmites foram suspensos pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), mas os apontamentos foram corrigidos e tudo segue sendo acompanhado de perto pelo eficiente Controle Interno.
MANIFESTAÇÃO
Hoje, a partir das 17h, deverá ocorrer uma manifestação pacífica em frente ao Fórum de Estância Velha. A patronagem do CTG Mourão da Estância levará frequentadores e pais de crianças que ensaiam nas invernadas do Centro de Tradições para pedir a reabertura do local. Vale ressaltar, desde novembro do ano passado, o Ministério Público pediu a interdição do CTG por conta da poluição sonora causada durante eventos e ensaios. Segundo laudos fornecidos pelo município à promotoria, os ruídos ultrapassariam o limite permitido. A diretoria da entidade tem interesse em resolver o problema, porém, sem receita, não consegue finalizar as obras de isolamento acústico. Enquanto isso, o impasse permanece.
Além disso, outro agravante é Plano Diretor de Estância Velha. Ele determina que a área cedida pela Prefeitura ao CTG Mourão da Estância é residencial. Portanto, não seria permitida a instalação de um Centro de Tradições Gaúchas no local.
Desde o início, estamos acompanhando esta situação.
DE OLHO NO MERCADO I
As lojas Havan anunciaram investimento no Rio Grande do Sul e a confirmação da chegada ao solo gaúcho movimentou diversos municípios do Estado. Após isto, vários moradores começaram a questionar por que a Prefeitura não demonstrou interesse em trazer a empresa à cidade. Pois então, o assessor de gabinete, André Fleck, revelou que a administração encaminhou um ofício ao Estado e à direção da Havan colocando Estância Velha como uma das cidades com desejo de contar com a organização em seu território.
Na sequência, o diretor de Indústria e Comércio, Gilmar Pereira, complementou as informações fornecidas por Fleck. A informação fornecida pelos membros do Executivo é que ainda aguardam um posicionamento da Havan.
DE OLHO NO MERCADO II
Pela região do Vale do Sinos, quem largou em vantagem foi Campo Bom. O prefeito de lá, Luciano Orsi, teve uma reunião na sede da empresa em Brusque, no estado de Santa Catarina. Além disso, pelas bandas de Campo Bom, a mobilização está grande para trazer a rede catarinense. Orsi inclusive iniciou uma campanha nas redes e pediu que os moradores mandem vídeos e mensagens apoiando a chegada da empresa ao município. Criativo, hein?