Coluna Nova Petrópolis

Coluna de Nova Petrópolis

01/12/2023 - 14h55min

Raul Petry

colunistas@odiario.net

PIÁ – O assunto na cidade e na região é um só desde ontem. A polícia está atrás de ex-dirigentes da Cooperativa Piá. Muitos desconfiavam que isso um dia iria acontecer. A crise é grande demais para ser apenas um problema de má gestão ou dificuldades do setor lácteo. Agora a tese de que também havia problemas de corrupção foi reforçada por uma operação policial que trouxe uma série de elementos de peso. Está sendo investigado, por exemplo, que o filho do ex-presidente tinha uma empresa, que era contratada pela cooperativa.

QUASE – Olha que a Piá quase quebrou. Foi por pouco. A casa caiu para a antiga diretoria no primeiro semestre de 2023. A renúncia coletiva foi em maio. Até então o ex-presidente ficava muito incomodado quando alguém falava sobre a crise. A briga dele era principalmente contra a imprensa. Chegou ao absurdo de discutir ao vivo com os apresentadores da Rádio Gaúcha.

POSITIVO – Essa situação na Cooperativa Piá também pode ter um lado positivo. Claro que até agora nenhuma corrupção foi comprovada. Só existem suspeitas. E obviamente ninguém foi condenado. Mas se os desvios forem comprovados, será uma demonstração de que a cooperativa não é um negócio infrutífero. Ela tem tudo para se recuperar e dar certo de agora em diante.

FALTA DE ÁGUA – A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) de Nova Petrópolis informa a realização de serviços programados na rede de água no dia 5 de dezembro, às 11h30. Na ocasião será instalado um novo equipamento (booster) na Av. 15 de Novembro, ao lado da Cervejaria Edelbrau. A obra, que reforçará o abastecimento em toda a região, causará a interrupção do serviço para cerca de 1.000 economias dos bairros Piá, Alto dos Pinheiros, Pirajá Alta e Vale Verde. Os serviços devem ser concluídos às 16h, com previsão de normalização do abastecimento às 22h do dia 5 de dezembro.

ESTRADAS – Recebi uma informação de que nos próximos dias a BR-116 poderá voltar a ser liberada. Mas seria em meia pista e para carros leves. O contato está sendo feito pela Administração Municipal junto ao Dnit. Nas estradas municipais ainda tem três fechadas: Riachuelo, Pirajá e Arroio Paixão. Na Linha Pirajá estão sendo feitos serviços de reconstrução no lugar onde a estrada desbarrancou no arroio. Isso já é bem perto daquela ponte nova inaugurada em 2022. Essa ponte, por sinal, também está praticamente sem uso, porque logo adiante a estrada caiu no Riachuelo. Pelo que me passaram, ali vai bastante tempo até o fim dos reparos. Nem sei se já foi começado. E também já tem uma máquina trabalhando em Arroio Paixão, onde os estragos também foram grandes.

Sair da versão mobile