Coluna Nova Petrópolis
Coluna de Nova Petrópolis
Raul Petry
SINALEIRA – Agora tem uma sinaleira na BR-116 que vem de Picada Café. É assim que controla-se o trânsito naquele lugar onde caiu uma parte da estrada na chuvarada de dezembro. Até o último fim de semana eram dois funcionários que ficavam lá controlando o trânsito. Precisa-se desse controle porque o trânsito só funciona em meia pista. Um dos lados sempre precisa esperar. Como é uma parte curta, a espera não tem sido muito longa.
CAXIAS – Por falar em sinaleira, em direção a Caxias segue tudo fechado. No fim de semana chegaram a comentar que tinha sido liberado, mas parece que era Fake News. A propósito, esse é o problema dos grupos de Whats. Algum engraçadinho resolve enviar uma notícia velha e todo mundo acredita pensando que é atual. Desde os problemas que atingiram a BR lá em junho, o trânsito já foi liberado várias vezes. Ou seja, os grupos estão cheios de notícias velhas que não valem mais nada. Mas o importante é a notícia mais atual. Segue tudo fechado por enquanto. Contudo, segue a expectativa por uma liberação em breve, pelo menos para os carros pequenos.
TURISMO – Passei pelo Centro de Nova Petrópolis duas vezes no sábado de tarde e me pareceu fraca a movimentação de turistas. É verdade que o tempo estava indo para um temporal, isso pode ter interferido no humor dos turistas. Mas fiquei sabendo que isso não é um fenômeno só do sábado em Nova Petrópolis. Quem esteve em Gramado no domingo contou a mesma coisa. Muitos turistas por lá, é verdade. Mas seguramente um número menor do que em outros anos faltando 20 dias para o Natal. O motivo que é mais apontado é a situação das estradas. Muitos turistas acham que a região toda está inacessível só por causa dessa notícia da BR em direção a Caxias.
ÔNIBUS – A coluna gostaria que alguém fosse capaz de convencer sobre a relevância desses ônibus de turismo que param na frente da praça de Nova Petrópolis. É uma paradinha de no máximo meia hora. Não vão nos restaurantes, não vão nos hotéis e até duvido que visitem alguma loja perto da praça. É só uma passadinha rápida pelo que tem lá dentro da praça mesmo. E aí já embarcam de novo, rumo a outra cidade. Que vantagem isso traz para a cidade. E o pior é que ainda fecham a vista da praça para quem passa pela avenida. Se alguém pensa que uma fileira de ônibus modernos na frente da praça é sinal de sucesso do turismo, é bom se ligar, pois está enganado.
PINHEIRINHOS – É boa a ideia de colocar pinheirinhos das empresas ao longo da avenida. Até acredito que poderia haver mais pinheirinhos. Tem espaço para mais nos canteiros. Mas eles caem fácil demais com o vento. Acredito que o motivo seja a forma como estão instalado, em cima de caixas de madeiras. Outras cidades que colocam esse tipo de enfeites usam vasos, que ajudam a fixar melhor as arvorezinhas. Isso a título de sugestão.