Conecte-se conosco

Coluna Nova Petrópolis

Coluna de Nova Petrópolis – 15/10/2025

15/10/2025 - 06h00min

Por Anna Bezerra

Valorização
15 de outubro marca o Dia do Professor, uma data que convida à reflexão sobre o valor daqueles que, dia após dia, constroem futuros. Antigamente, todos queriam “ser professor”; os olhos brilhavam ao pensar que no dia seguinte teria aula, porque a escola era outra, o professor era sinônimo de sublime, dava gosto estar em uma sala de aula, lecionando. Hoje, quem abre a boca para dizer “quero ser professor”? O que leva tantos a não querer mais encarar a rotina exaustiva de ensinar? Desafios diários exigem que o professor seja cade vez mais versátil, dedicado e resiliente. Apesar de formar todos os outros profissionais, a classe enfrenta desvalorização constante. Salários aquém do merecido, projetos travados e falta de empenho de representantes públicos refletem o pouco cuidado com quem realmente constrói o futuro da sociedade. É impossível não sentir que os professores merecem mais respeito, apoio e investimento.

Desafios
O cotidiano de um professor ultrapassa o ensino de disciplinas. É preciso ser psicólogo, pai, mãe, mediador, amigo e, muitas vezes, confidente. O professor hoje precisa andar “pisando em ovos” porque a situação é outra, os alunos em sua maioria não tem uma educação familiar a qual compreenda que o respeito precisa estar sempre em primeiro lugar. Antes, estudar era visto como prioridade, hoje, estudar virou “obrigação” e isso gera uma discussão que levaria horas e dias.

Atualidade

A sala de aula é um espaço onde lidar com diferentes perfis, dificuldades e expectativas exige sensibilidade e paciência e mesmo diante de tantos desafios, ser professor é motivo de orgulho. Amo o que faço e me emociono ao ver o impacto positivo no desenvolvimento de cada aluno. O desejo é que todos os professores sintam essa mesma satisfação e tenham suas conquistas reconhecidas. Que a sociedade compreenda diariamente que investir na educação é investir no futuro. Hoje, mais do que nunca, é hora de celebrar a dedicação, a paixão e a força de quem escolheu ensinar, mesmo quando o caminho é desafiador.

Literatura
Falando em educação e inspiração, Nova Petrópolis celebra sua literatura local. Hoje, 15, o Palco da Feira do Livro será cenário de homenagem a escritores que ajudaram a construir a memória da cidade. Nomes como Gaudêncio Terra, Ovídio Hillebrand, Ivoni Nör e Siegfried Dreshsler, ex-prefeito e grande incentivador da Biblioteca Municipal, serão lembrados por suas contribuições.

Celebração
Além das homenagens, a 28ª Feira do Livro de Nova Petrópolis começa oficialmente hoje, 15 e vai até dia 19, com entrada gratuita e programação diversificada.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.