Coluna Nova Petrópolis

Coluna de Nova Petrópolis

11/12/2023 - 14h51min

Atualizada em 11/12/2023 - 14h55min

Raul Petry

colunistas@odiario.net

 

CHUVA – Ontem tivemos algumas pancadinhas de chuva em pontos isolados. Mas também teve sol. Portanto foi uma chuvinha de verão. Algo bem comum nessa época do ano, que a bem da verdade ainda não é verão. Por outro lado, o interessante é que já estamos no dia 11 de dezembro. Um terço do mês já passou e ainda não aconteceram os dilúvios que estavam sendo previstos pelos meteorologistas. No fim já estavam dizendo que era Fake News. De fato seria um filme de terror se dezembro fosse igual novembro em termos de chuva aqui na região.

VALE VERDE – No fim de semana a coluna esteve em contato com uma pessoa da Prefeitura em busca de esclarecer essa questão das obras dos acessos no Vale Verde e em Linha Imperial. Na Linha Imperial a assinatura do contrato foi um mês depois e os serviços já começaram. No Vale Verde ainda não começou. É sabido que essas são obras da EGR, que pertence ao Governo do Estado. Mas a Administração Municipal teve um papel importante de intermediação nisso. Então em tese pode falar sobre essa diferença. O que me relataram é que essas duas obras vão acontecer ao mesmo tempo, pela mesma empresa. Nesse sentido praticamente não faz diferença em qual lugar é dado o pontapé inicial.

BICENTENÁRIO – Nova Petrópolis prepara uma série de eventos e ações especiais para o ano de 2024, em alusão ao Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil. Uma comissão, formada por representantes do Poder Público e da sociedade, foi criada em novembro para organizar a programação, que se estenderá de janeiro a dezembro do próximo ano. Entidades e demais organizações podem procurar a Administração Municipal para propor novas ações ou eventos ao calendário.

JOVEM RURAL – Na sessão ordinária de terça-feira, 5 de dezembro, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Nova Petrópolis e Picada Café, Ari Arsênio Boelter, subiu na tribuna da Câmara de Vereadores para falar sobre o projeto de lei do Poder Executivo nº 124/2023, que institui o Programa de Incentivo ao Jovem Rural de Nova Petrópolis. O Sindicato também enviou um ofício à Casa Legislativa Municipal, expondo seu ponto de vista sobre a matéria legislativa.

CONTROVÉRSIA – Mesmo nós que não vivemos no interior conseguimos compreender a dificuldade de quem ainda trabalha na roça. Em geral são pessoas mais velhas, porque a gurizada prefere morar na cidade. Não que a cidade seja um mar de rosas, mas tem menos dificuldades. Nesse sentido é muito conveniente que se criem incentivos para a permanência dos jovens. Mas tem que ser muito bem pensado. Não se pode criar mais uma dependência da Prefeitura. Até porque mais cedo ou mais tarde a Prefeitura pode retirar esse auxílio. Aí vai ser pior ainda.

Sair da versão mobile