Coluna Nova Petrópolis
Coluna de Nova Petrópolis
Cândido Nascimento
CAMINHADA NO PINHAL ALTO
A 4ª Caminhada do Esporte Clube Pinhalense – Edição de Verão será realizada no domingo, 22. É a prática ideal para aquelas pessoas que buscam ter um contato direto com a natureza. O trajeto é de 8,5 km com uma altimetria de 504 metros, o percurso de nível médio passará por trilhas de mata, riachos com cascata e as icônicas paisagens do interior do Município.
CAFÉ TÍPICO
A recepção aos participantes será às 7h30 com um café da manhã típico, incluindo cuca, bolo e frutas. O investimento é de R$ 40,00 (incluindo o café) e as inscrições devem ser feitas antecipadamente pelo link https://forms.gle/3wd5T8UP5HjJHZQz8, pois não haverá inscrições no dia.
REPELENTE
A organização orienta o uso de vestimentas adequadas, protetor solar e repelente. O evento contará com carro de apoio e distribuição de água, ocorrendo mesmo em caso de chuva (exceto em condições climáticas extremas). Dúvidas podem ser sanadas pelo WhatsApp (51) 99888-1830.
APROVADOS
Foram aprovados nesta semana três Projetos de Lei do Poder Executivo que tratam de contratações emergenciais para as áreas da Saúde e da Educação. Também projeto sobre a abertura de Crédito Especial para fortalecimento da Agricultura Familiar. As matérias tramitaram em regime especial, em razão da urgência das demandas.
SAÚDE
Um dos projetos autoriza a contratar emergencialmente e por tempo determinado um auxiliar de saúde bucal e três médicos clínicos gerais, todos com carga horária de 40 horas semanais. As contratações são para atender a crescente demanda da Secretaria de Saúde e Assistência Social e assegurar a continuidade dos atendimentos nos postos de saúde (UBS) dos bairros Centro, Vila Germânia e Logradouro. Conforme o Executivo, a medida é necessária para garantir a manutenção dos serviços médicos essenciais.
EDUCAÇÃO
Um segundo projeto autoriza a contratação emergencial de três monitores educacionais com carga horária de 20 horas semanais, para atuação junto à Secretaria de Educação e Desporto. Segundo a justificativa há insuficiência de candidatos aprovados no último concurso público, além do aumento contínuo da demanda pelos serviços educacionais. O pedido de exoneração de servidoras também contribuiu para a necessidade urgente de reposição, garantindo suporte adequado às atividades escolares.
AGRICULTURA
Uma terceira matéria autoriza a abertura de créditos especiais no orçamento de 2026 para viabilizar a aplicação de recursos provenientes do Governo do Estado, por meio de convênio. Os recursos serão destinados à aquisição de um veículo de apoio à Agricultura Familiar.
VIOLÊNCIA
O vereador Inspetor Robison, ao usar da tribuna nesta semana, mostrou indignação com os números da violência contra a mulher no RS. Ele é policial e disse que, somente nas primeiras semanas de 2026, o Estado já contabiliza 13 casos de feminicídio, número que evidencia o crescimento de um problema e esses números não podem jamais ser tratados como algo comum.