Colunistas
Picada Café
PROJEÇÕES
O prefeito Daniel Rückert reuniu o secretariado na semana para avaliar o ano que passou. Contas fechadas, números e expectativas. Estiveram presentes os secretários e o vice Luciano. O prefeito apresentou os números e prevê instabilidade econômica e incertezas no cenário que se avizinha. Em 2017, a entrada de recursos ficou cerca de R$ 2 milhões abaixo do previsto.
CONTROLE DE DEPEZAS
O controle das despesas e a reserva técnica fizeram com que fosse possível manter os serviços básicos funcionando, assim como os pagamentos de fornecedores e funcionários. Para 2018, a possibilidade de cortes e fechamento de estruturas não está descartada. “Como pessoas otimistas que somos acreditamos que vamos conseguir manter tudo o que oferecemos à comunidade”, salientou o prefeito.
PRODUÇÃO EM ALTA
O que anima um pouco é ver algumas de nossas empresas com produção em alta. As empresas estando bem, significa aumento na arrecadação. Para o prefeito, o município está fazendo o “dever de casa”. “O mais importante é que estamos fazendo o dever de casa, seja no controle dos recursos que temos como também nos investimentos pontuais que visam ganhar em eficiência da máquina pública”, detalhou. Aliás, o prefeito voltou a exigir cautela dos secretários e que todos evitem gastos desnecessários. São coisas que não precisam ser lembradas. Na verdade, a administração nada mais é que uma família. O pai e a mãe são o prefeito e o vice, que buscam orientar os filhos a apenas fazerem os gastos necessários.
ESTIAGEM
Os meteorologistas estão prevendo uma forte estiagem para fevereiro, março e abril. Ou seja, muito pouco deve chover nestes meses. Cabe um alerta à população que faça economia e utilize a água do sistema municipal com prudência. Lamentavelmente ainda temos comunidades que não são atendidas pelo sistema municipal. São estas as mais afetadas quando há uma estiagem um pouco mais forte. Isso porque, normalmente, estas comunidades são atendidas através de poços artesianos ou até mesmo vertentes. Lamento porque se gastou muito dinheiro público em festas e shows desnecessários no passado e hoje os munícipes, os mesmos que custearam estes shows com o pagamento de impostos, para o público de fora, estão no aguardo da água do sistema municipal. Aliás, o governo atual é muito cobrado por mais asfalto. Herança de gestões anteriores que também não fizeram quando tinha mais dinheiro em caixa.
KERBFEST NO MORRO BOCK
O final de semana é de feriadão de carnaval. Mas nem tudo é folia. O Ceplan do Morro Bock realiza sábado seu Kerbfest 2018. A partir das 20h será servida a janta com linguiça cozida, pão, cuca e saladas. Cartões a R$ 20 com a diretoria. Após, segue baile com animação de bandinha típica e entrada franca. Informações (54) 99133-3953 com Remi.
RAPIDINHAS
* O prefeito está em Brasília em busca de recursos novos e a liberação dos que não estão sendo pagos. Tomara que tenha sorte
* O feriadão de Carnaval promete deixar a cidade deserta. Juízo nas estradas para quem viaja, só assim o feriadão pode se tornar algo prazeroso e alegre