Colunistas
São José do Hortêncio
NEGATIVO, MAS MELHORANDO
Saiu há poucas semanas os dados finais de 2017 do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) no regime de CLT. Neste cadastro detalhado, podemos ter acesso e saber como está o índice de admissões e demissões, assim, perceber a temperatura da empregabilidade formal dos municípios.
Hortêncio fechou seu 2017 no vermelho (mais demissões do que admissões no ano), mas se analisarmos, não é de todo mal. A microrregião que São José do Hortêncio pertence é a de Montenegro (Linha Nova, da região do Diário, também pertence a essa repartição). A microrregião de Montenegro também fechou o ano no vermelho, com um diferencial de 129 demissões a mais que admissões.
Mas não é porque uma região (microrregião no caso) vai mal que o município precisa se espelhar. O número de São José do Hortêncio, como já disse anteriormente, é negativo, 33 demissões a mais que admissões, mas há um porém. 2012 foi o último ano que o município apresentou resultados positivos no Caged. Foi um ano maravilhoso em empregabilidade e Hortêncio terminou o 2012 com 123 contratações a mais que demissões. A partir daí, só caiu. Os saldos nos anos seguintes foram todos negativos para a empregabilidade: -54 em 2013, -84 em 2014, -57 em 2015 e -37 em 2016. Nota-se que desde 2014 este número vem caindo e em 2017 não foi diferente. Mesmo sendo apenas quatro demissões a menos, já é um avanço para que o índice de empregabilidade volte a ser o mais próximo de zero, ou até mesmo que o município gere mais empregos do que demissões.
MUDANÇA DE PLANOS
Neste final de semana seria o lançamento da Festa do Aipim e a amostra dos vestidos das soberanas. Porém, o evento precisou ser adiado e a nova data ainda não está definida. O motivo disso é um patrocínio do Banrisul, encaminhado ano passado e que agora foi recebida a resposta. Devido a isso, é necessário aguardar o recebimento da arte do auxiliador para incluir no folder oficial para que aí seja mandado para a impressão.
OFÍCIO
A Câmara de Vereadores e a Prefeitura encaminharam ofícios ao Cartório Eleitoral referente ao cadastramento biométrico dos eleitores de Hortêncio. O prazo para o cadastramento é até meados de março e esse procedimento só é realizado no cartório, em São Sebastião do Caí. O que Executivo e Legislativo pedem é que seja realizado um Dia D em Hortêncio para que facilite a atualização do cadastro eleitoral para quem não tem muita disponibilidade para ir até outro município realizar. Vale lembrar duas coisas: o recadastramento é obrigatório e o não procedimento pode resultar na suspensão do título de eleitor, e nem Prefeitura e nem Câmara de Vereadores podem disponibilizar de veículos para transportar os eleitores até o município onde fica o cartório.